Codevasf e MST definem pauta de ações para os assentamentos do Sertão pernambucano

23Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região do Sertão do São Francisco voltaram a se reunir na segunda-feira, dia 14, com o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar. O encontro aconteceu na sede do órgão em Petrolina e debateu a pauta de reivindicação do movimento entregue no mês passado durante audiência com o superintendente.

 Dois assuntos são prioridades para o MST junto a Codevasf: a implantação de projetos de irrigação nos assentamentos e os sistemas de abastecimento d´água para as comunidades. O superintendente João Bosco Lacerda, mais uma vez se colocou à disposição do MST para viabilizar dentro do que for permitido para a Codevasf, as demandas do movimento.

 “Precisamos estar conversando para levantar as demandas, elaborar os projetos e em seguida, batalhar pelos recursos. Vamos ter conversas mensais para ir atualizando as informações”, revelou João Bosco.

 O superintendente informou que a parceria com o Incra vem sendo ampliada para atender as demandas dos assentamentos do MST na região de atuação da 3ª SR.

 “Estamos com essa aproximação com o Incra para firmar parcerias e avançar no tocante aos projetos. A presença do Incra é essencial, cedendo seus técnicos para nos ajudar na agilização desses estudos. Nas reuniões iremos trocar ideias e acompanhar o que pode ser feito”, acrescentou João Bosco Lacerda.

 Uma das demandas mais antigas dos assentamentos localizados no Sertão do São Francisco é a implantação do projeto de irrigação do Assentamento Catalunha, em Santa Maria da Boa Vista. São 600 famílias assentadas em 1800 hectares e que há quase 10 anos esperam poder contar com a irrigação em suas terras.

 A Codevasf retomará os estudos para a irrigação na área, conforme frisou o chefe da Gerência de Infraestrutura e Desenvolvimento da 3ª SR, Ricardo Lisboa.

 “Vamos sentar com a comunidade e retomar o projeto. Vale frisar que não se pode esquecer nessa discussão de colocar no projeto, a assistência técnica e a gestão do perímetro, pontos importantes para a viabilização do empreendimento e da produção dos assentados”, alertou Ricardo.

 O presidente da Cooperativa dos Produtores do Assentamento Catalunha (Coopecat), Reginaldo Menezes, disse que agora está com mais esperança de ver irrigada a área. “Essa é uma luta de quase 10 anos. Gente que tem que trabalhar em terra alheia porque não tem a irrigação em sua área. Com a entrada da Codevasf no processo, vamos caminhar e ver enfim a irrigação chegar em nossas terras”, destacou o presidente da Coopecat.

 A reunião contou ainda com a participação do gerente regional de revitalização das bacias do rio São Francisco da 3ªSR, Elijalma Augusto Beserra, que falou sobre ação do Governo Federal para irrigar pequenas áreas de 1 a 5 hectares em assentamentos da reforma agrária. A Codevasf fará a implantação dos lotes, mas a licitação só deve ocorrer em junho e atenderá assentamentos coordenados por várias entidades na região de atuação da superintendência em Pernambuco.

 Ao todos serão 100 pequenos sistemas de irrigação, 40 para irrigar até 1 hectare e 60 para 5 hectares. “Cada sistema atenderá média de 30 famílias assentadas, por isso quanto mais organizado for o assentamento, já cadastrando quais serão essas famílias contempladas, mais rápidas elas receberão esses sistemas”, aconselhou Elijalma.

 A próxima reunião do MST com a Codevasf em Petrolina ficou marcada para o dia 12 de maio.

Fonte: Ascom

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.