CPI mista da Petrobras aprova quebra de sigilo de tesoureiro do PT

Presidente da CPMI, o senador Vital do Rêgo (E) defende que se priorize a convocação de quem foi preso na Operação Lava Jat
Presidente da CPMI, o senador Vital do Rêgo (E) defende que se priorize a convocação de quem foi preso na Operação Lava Jat

A CPI mista da Petrobras aprovou nesta terça-feira (18), por 12 votos a 11, requerimento apresentado pela oposição que pede a quebra do sigilo fiscal, bancário e telefônico entre janeiro de 2005 e maio de 2014 do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

A comissão também aprovou requerimentos para convocação do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque; do presidente licenciado da Transpetro, Sérgio Machado; e para a realização de uma acareação entre o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa e o ex-diretor da área internacional Nestor Cerveró – todos serão obrigados a comparecer.

Em depoimentos à Polícia Federal e ao Ministério Público, Vaccari Neto foi apontado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef como o “operador” do suposto esquema de recolhimento de propina de contratos superfaturados da Petrobras com fornecedores.

Os governistas presentes à sessão da comissão, que votaram contra o pedido, argumentaram que a CPI teria que quebrar o sigilo não apenas do tesoureiro do PT, mas dos tesoureiros dos outros partidos envolvidos no suposto esquema.

“Não é justo quebra do sigilo de um tesoureiro de um único partido. Vou votar contra porque quero votar contra o de todos. Mas se esse for aprovado, vamos quebrar o sigilo fiscal de todos, e quem sabe de presidentes de partido também”, afirmou Vanessa Grazziontin (PCdoB-AM).

Após a aprovação, o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) chegou a sugerir que fossem votados os requerimentos que pedem as quebras dos sigilos dos tesoureiros dos demais partidos, mas não houve acordo para isso.

O senador Valdir Raupp (RO), que já foi presidente do PMDB, se manifestou contra a quebra de sigilo do tesoureiro do PT. Ele aproveitou para negar que a legenda tenha tido um “operador” para arrecadar propina de contratos superfaturados da Petrobras.

Em depoimento em outubro à Justiça Federal, o doleiro Alberto Youssef mencionou o lobista Fernando Soares – conhecido como “Fernando Baiano” – como o suposto operador da cota do PMDB no esquema de corrupção que, segundo ele, funcionava na Petrobras.

“O PMDB nunca teve operador não e precisaria disso porque, quando vai se pedir dinheiro para campanha, vai o presidente ou qualquer membro do partido. Não precisa de operador. O PMDB nunca teve e nunca vai ter operador para buscar verbas legais. Está ficando perigoso esse negócio de convocar presidente de partido, tesoureiro de partido. Está ficando ruim”, afirmou Raupp.

Procedimentos
O presidente da CPI, Vital do Rêgo, disse que a quebra do sigilo do tesoureiro do PT será “feita imediatamente, conforme manda a lei”, declarou.

Segundo Vital, o Banco Central deverá notificar os bancos onde Vaccari tem conta, que terão dez dias para enviar as informações relativas às movimentações bancárias. O mesmo prazo deverá ser cumprido pelas companhias telefônicas. Na prática, os bancos e as empresas de telefonia têm pedido mais tempo para responder às solicitações da CPI.

As aprovações dos requerimentos ocorrem uma semana após a oposição ter acusado Vital do Rêgo e deputados da base do governo de manobrarem para evitar a convocação de políticos citados pelos delatores da Lava Jato. A sessão terminou em bate-boca após o presidente encerrar a reunião sem apreciar nenhum requerimento. Havia mais de 400 em pauta.

O clima entre oposição e governistas ficou mais tenso dentro da CPI mista após lideranças de todos os partidos que compõem a comissão terem feito um acordo para evitar chamar políticos. Os oposicionistas, depois da reunião, negaram ter participado de negociação para blindar políticos e acusou o relator, deputado Marco Maia (PT-RS) – que foi o primeiro a anunciar o acordo – de “má fé”.

Fim da sessão
A sessão da CPI teve que ser encerrada devido ao início das votações no plenário do Senado. Os próximos itens que seriam colocados em votação na reunião desta terça tratavam da convocação do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Também estava na fila um requerimento que pedia convocação dos 25 presos pela Polícia Federal no âmbito da Lava Jato (dois estão foragidos). Esses itens, porém, não foram apreciados a tempo.

Ficaram de fora ainda pedidos de convocação de Fernando Baiano e de políticos apontados pelos delatores, como a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o ministro Paulo Bernardo e o empresário Leonardo Meirelles – que apontou suposto envolvimento do ex-deputado Sérgio Guerra (PSDB-SP) no esquema.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.