Crise da água pode ser abordada pelo Enem

poA escassez de água não é novidade no planeta, assim como as previsões de que num futuro (não tão) distante ela será o motivo de guerras. O bem mais precioso do planeta nunca esteve tão em pauta. Seja pela falta, pelas alternativas de reuso, as secas prolongadas, cheias em outras áreas. Com um assunto tão rico, não será surpresa que seja tema do Enem, que será aplicado em 8 e 9 de novembro.

Para o professor de geografia do Colégio Motivo, Anderson Leineker, o assunto pode ser abordado de diversas formas. “Um deles é o comparativo da atual seca no Sudeste com as secas do Nordeste, já que são regiões de condições climáticas e relevo diferentes.

A seca no Nordeste atinge principalmente o semiárido. O volume anual de chuva atinge, no máximo, de 750 mm a 800 mm por ano – muito pouco se comparado a outras regiões. O Sudeste tem maior dependência das massas de ar úmidas que vêm do sul, mas a cada 12 anos observa-se um fenômeno que é a interrupção da penetração da umidade, que gera seca.

Segundo o Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo, este já é o período com menos chuvas desde 1969. É preciso uma mudança de hábitos e consumo consciente por parte da população.

“Nós que somos do Sertão, nos acostumamos desde pequenos com o uso eficiente da água, sabemos que não podemos desperdiçar”, diz a estudante Maria Eduarda, 17, que pretende cursar medicina e é natural de Serra Talhada.

Outra conexão que o Enem pode fazer são as consequências econômicas e sociais da falta de água. “É importante verificar o impacto econômico no Nordeste. Historicamente, tivemos a condição de migração por causa da água. Outro ponto importante é a queda da produção irrigada. Temos a questão da nascente do Rio São Francisco, que secou. O aluno mais atento pode casar tudo isso com um princípio geográfico chamado conexidade. Todos os fatores físicos são ligados ao humano, a geografia estuda o todo”, explica o professor Leineker.

Dicas para o consumo consciente da água

Vasos sanitários com caixa acoplada utilizam 6 litros de água/descarga, em vez dos mais de 20 litros das válvulas de parede convencionais.

Se os 19 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo diminuírem a descarga, pelo menos uma vez ao dia, serão economizados mais de 160 milhões de litros/dia.

Só ligue a máquina de lavar roupa quando estiver cheia. Uma lavadora com capacidade para cinco quilos, em operação completa, gasta, em
média, 135 litros

Considerando a abertura total do registro e um tempo de 15 minutos, um banho de consome, em média, 243 litros de água. Se desligamos a ducha enquanto nos ensaboamos e reduzirmos o tempo para cinco minutos, o consumo cai para 81 litros.

Se, ao escovar os dentes, enxaguarmos a boca com a água do copo, economizamos 3 litros.

Cinco minutos com a torneira aberta gastam em torno de 25 litros, quantidade suficiente para ser consumida por uma pessoa por 12 dias.

Antes de lavar a louça, remova bem os restos de comida de todas as peças e deixe-as de molho, se necessário. Ensaboe tudo, primeiro – mantendo a torneira fechada, claro! -, para depois, então, enxaguar de uma só vez.

Só ligue a máquina de lavar roupa quando estiver cheia. Uma lavadora para cinco quilos gasta, em média, 135 litros.

Evite lavar calçadas, quintais e carros com frequência. Se for inevitável, use balde e vassoura no lugar de mangueira ou vassoura hidráulica.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.