Debate de poucos confrontos e algumas provocações

poO primeiro debate entre os candidatos ao Governo Estado na televisão, promovido pela TV Jornal, na noite desta terça-feira (16), entrando pela madrugada da quarta, foi marcado por pequenas provocações entre os adversários, mas passou muito distante dos grandes embates que eram aguardados. A impressão que os candidatos passaram foi de que o primeiro encontro televisivo serviu como um grande laboratório para os próximos  encontros.

Logo no princípio, o candidato da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), buscou, digamos, uma pergunta técnica, programática, longe de qualquer confronto, no primeiro enfrentamento a Armando Monteiro Neto (PTB). Após responder a uma indagação sobre a nova política, feita por Zé Gomes (PSOL), o socialista pôde se dirigir a Armando. Lembrou da sua proposta de dobrar o reajuste para os professores e questionou o adversário sobre os seus projetos para a área de Educação.

Armando deu início, então, a uma série de provocações, espalhadas ao longo do debate. “Paulo, como candidato é generoso, mas como secretário foi perverso. Foi um secretário de Administração que mais parecia da Fazenda”, iniciou a sua fala Armando, acrescentando: “De repente ficou sensível com os professores. O povo sabe que isso é demagogia”.

Adotando uma estratégia agressiva, Armando tentou fazer uma dobradinha com Zé Gomes, levando para o debate a questão da isenção fiscal dada pelo Governo do Estado à empresa Bandeirantes Pneus, a uma das empresas envolvidas na compra do avião que caiu em Santos, provocando a morte do ex-governador Eduardo Campos.

Mas a parceria não deu certo. Assim como em outros debates no rádio, Zé Gomes procurou colocar tanto Armando como Câmara no mesmo campo, com as mesmas propostas. O candidato do PSOL disse que o episódio do avião precisava ser investigado, mas sobre outra ótica, a dos financiamentos de campanha e seus doadores.

No entanto, o formato do debate impediu um maior confronto entre os candidatos. Nos segundo e quinto blocos, eleitores fizeram perguntas. No terceiro, apesar das boas intervenções dos jornalistas, não chegou a empolgar.

O maior embate entre Câmara e Armando ocorreu no quarto bloco, quando o socialista indagou o petebista sobre as críticas de falta de experiência que tem sido vítima. Armando, fez a sua intervenção mais incisiva. “Você teve experiência na burocracia, Paulo. Liderança pública não se herda. Se conquista”, provocou o petebista.

Sem se deixar intimidar pelo adversário, Câmara lembrou o chamado de Eduardo Campos para comandar a aliança de 21 partidos que compõe a sua coligação, ao que Armando respondeu: “Todo o tempo foge das perguntas. E só fala de Eduardo (Campos). Paulo, não se proteja em quem não está mais aqui.”

A declaração provocou irritação no socialista, que cobrou respeito ao aliado morto. “Armando, vamos respeitar quem não está mais aqui para se defender. Eu vou liderar o processo, principalmente trabalhando para quem mais precisa”, afirmou o socialista.

Em outra de suas intervenções, Paulo Câmara usou da linguagem popular para criticar a postura dos seus rivais. Ele acusou os seus adversários de “colocar gosto ruim” nas ações do governo.

No mais, o debate serviu de teste para os candidatos. Líder nas pesquisas, Paulo Câmara relacionou uma série de dados do governo e buscou adotar um estilo mais livre, caminhado pelo estúdio. No entanto, não soou natural, tanto que deu margem a Armando provocar: “Você tá bem ensaiado, Paulo. Vai pra frente, vai pra trás (no estúdio), mas foge das perguntas”.

Já o senador tentou passar a imagem de tranquilidade e segurança, mas por pelo menos três vezes não conseguiu adequar a sua fala ao tempo permitido, tendo o seu pensamento cortado no meio da frase. Também fracassou na estratégia de trazer Zé Gomes para uma dobradinha contra Câmara.

Já o candidato do PSOL continuou com o seu melhor estilo metralhadora, disparando contra todos, cumprindo o seu papel de apresentar as propostas do seu partido.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.