Dez dicas para melhorar o seu desempenho na reta final para o Enem

enem1Faltam pouco mais de três meses para o Enem 2014. Depois de uma intensa preparação que, para muitos, começou ainda no ano passado, o que fazer nesta reta final? Organizei dez dicas que, seguidas à risca, podem contribuir para um excelente resultado em novembro. Tem outra dica que funcionou para você? Compartilhe com a gente no espaço para comentários.

1. Faça um plano de estudos. Distribua as matérias ao longo da semana e dedique-se várias horas, todos os dias. Para cada sessão de estudos, defina: duração, temas e materiais necessários. Escolha os horários em que sabe que sua mente vai render mais.

2. Resolva provas anteriores do Enem e de outros concursos. De todos os métodos para se preparar para provas, esse é um dos que mais funcionam, segundo pesquisa recente da Kent State University (Ohio, EUA). Ao resolver as questões, responda mentalmente cada problema, antes de olhar as alternativas. Se não souber, não chute; pesquise até descobrir a resposta correta. Nunca decore o que não entendeu. Tente explicar os conteúdos com suas palavras e, quando tiver dúvidas, peça ajuda a um professor ou um colega.

3. Faça treinos como se estivesse no próprio dia do Enem, sem consulta e trabalhando direto até terminar o teste. Responda primeiro as questões mais fáceis e só então se dedique às difíceis. Cronometre o tempo de prova para ter certeza de que, no dia, você saberá administrá-lo bem.

4. Dê prioridade às áreas que precisa estudar mais, indo dos pontos mais simples para os mais complexos. Para saber quais são suas deficiências, faça exercícios que sirvam como auto-avaliação.

5. Fuja dos vilões que tiram a concentração, como as redes sociais, o celular, a TV e os games. É preciso ter foco. Reserve um momento do dia para acessar dispositivos eletrônicos, mas nunca interrompa o estudo. Se cada vez que você ouvir o toque de uma nova mensagem, parar para olhar, o tempo não vai render. Se na sua casa não houver um ambiente tranquilo, busque outra alternativa, como por exemplo uma biblioteca.

6. Crie a rotina de ler jornais e sites de notícias, sobretudo os artigos e colunas que fazem análises, como as seções de “opinião”. Isso será útil tanto para a redação, como para as provas das áreas, que costumam trazer questões relacionadas a fatos do cotidiano. Escolha alguns temas e, como exercício, faça seus próprios textos dissertativos, lembrando de pensar soluções efetivas e viáveis para os problemas abordados.

7. Use os recursos da internet para esclarecer dúvidas e fixar conteúdos. Há aulas e provas disponíveis de graça na web. O YouTube Edu, por exemplo, tem 8 mil vídeos com conteúdos do ensino médio.

8. Priorize o estudo. Lembre que não basta ser aprovado no Enem, é preciso alcançar uma boa nota para estudar nas melhores universidades. Mas não há receita mágica, isso é resultado de muito esforço. Com certeza vale a pena, por exemplo, abrir mão de algumas baladas – inclusive porque dormir bem ajuda bastante nessa hora.

9. Comece já. Não espere o dia seguinte. Especialistas em organização do tempo dizem que adiar os compromissos pode se tornar um vício, e a melhor maneira de vencê-lo é fazer logo as coisas mais importantes. Então, mãos à obra!

10. Encontre momentos para baixar o estresse e amenizar a pressão. Não adianta esquecer da família, dos amigos e da vida social. Busque o equilíbrio.

Você precisa estar emocionalmente preparado. Faça atividades físicas, elas são fundamentais para manter a cabeça ativa e seu organismo em bom funcionamento. Procure encarar este desafio com uma atitude positiva, que lhe lhe trará serenidade e autoconfiança no dia das provas.

Fonte: Lagoa grande.net

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.