Ebola, a epidemia cotada para as provas do Enem

POAs epidemias de modo geral são recorrentes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano acontece nos dias 8 e 9 de novembro. Nesta reta final, é importante o fera atentar para os temas mais atuais porque eles certamente vão aparecer.

Em meio a um surto nos países africanos e já contabilizando casos na Europa e América do Norte, o ebola tem ocupado os noticiários internacionais e deve surgir em algumas questões da área de ciências da natureza – que abrange biologia, química e física – e em outros vestibulares.

O professor de biologia Marco Gaudêncio, do Colégio Motivo, explica que uma pandemia é quando uma doença se alastra para vários países ou continentes, “no caso do ebola já é considerado assim, registrando-se casos nos Estados Unidos e na Espanha”. Na última quarta-feira a Cruz Vermelha divulgou que, se todas as medidas necessárias forem tomadas, vai demorar de quatro a seis meses para o vírus ser contido. O ebola já causou mais de 4,5 mil mortes na África Ocidental e os especialistas alertam que a taxa de infecção poderá chegar a 10 mil por semana no início de dezembro.

No Brasil, os dois casos suspeitos foram descartados. Para o professor Marco Gaudêncio, se a doença chegar ao país é caso para preocupação, sim. “Todos sabemos que nosso sistema de saúde é precário na maioria das cidades, as capitais podem estar mais preparadas, mas não é a realidade nacional”, explica Gaudêncio. Outro fator que ajuda a propagação de doenças como o ebola é a facilidade de locomoção. “O indivíduo pode estar num país hoje, e amanhã estar em outro.”

Com alta letalidade, os primeiros sintomas incluem febre alta, enjoos e fortes dores de cabeça. Podem surgir de 2 a 21 dias após o indivíduo ter sido contaminado. Com a evolução da doença surgem vômitos e diarreias que podem conter sangue, hemorragias, e chegar ao estado de coma e morte. Segundo o professor de biologia, a letalidade diminuiu em relação ao primeiro surto em 1976, mas ainda é considerada muito alta, em torno dos 90%.

O vírus que causa a doença é encontrado na saliva de morcegos frutíferos, e é transmitido através do contato com sangue, vômito, urina, fezes e secreções íntimas da pessoa infectada, ou através do consumo da carne dos animais. “Muitas vezes esse morcego morde uma fruta e se alguém comer aquela fruta já adquire a doença, que não é transmitida pelo ar, como acontece com gripes e outras viroses”, esclarece Marco Gaudêncio.

Segundo o professor, a dificuldade maior com as viroses é que a maioria delas não tem remédios específicos, nem vacinas. “Nas doenças bacterianas, por exemplo, utilizamos os antibióticos, mas não temos medicações específicas para viroses”, explica.
A estudante Gabriella Lima, 17, pretende fazer medicina e tem revisado bastante o conteúdo de saúde. “Tenho visto muita coisa sobre o ebola, dengue e a chikungunya. Fiz as provas por experiência ano passado e sei que o programa de saúde é o que mais cai”, afirma.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.