Em artigo, FBC defende Reforma Política e fim da reeleição para presidente

fbc-paulo-cama-580x386Somos uma democracia ainda muito jovem. Há exatos 30 anos recuperamos a liberdade de expressão e o direito de escolher nossos dirigentes. A constituição brasileira, da qual me orgulho de ter participado, foi promulgada em 1988. A nossa cidadania plena só agora encontra sua primeira geração, que mesmo tendo a consciência do caminho que foi trilhado até aqui, exige mudanças. Se por um lado as pessoas querem manter as conquistas obtidas ao longo das últimas três décadas, por outro, elas não suportam mais algumas estruturas absolutamente equivocadas que ainda resistem no país. Os brasileiros reconhecem a necessidade de fazer uma profunda reforma política, que tenha a capacidade de estimular a participação popular na vida pública.

Debater as reformas é fundamental para o futuro da nossa política. Após amplos processos de discussão, que envolveram os mais diversos segmentos sociais, nós do Partido Socialista Brasileiro assumimos a defesa de teses que, acreditamos, sejam capazes de melhorar a política. Nosso objetivo é fortalecer as instituições e o espaço das representações coletivas. Estas duas premissas não serão possíveis se a forma de disputar as eleições no Brasil não for modificada. Por isto defendemos o financiamento público das campanhas, com doações permitidas apenas para pessoas físicas, estabelecendo um teto por CPF. Afinal, todos sabemos que uma das origens da corrupção no Brasil é o financiamento das campanhas. Com menor influência do poder econômico no processo eleitoral, fiscalização e regras rígidas, daremos uma grande contribuição à sociedade.

Na próxima legislatura teremos 28 partidos representados no Congresso, entre os 32 existentes no Brasil. E, para espanto de todos nós, já se fala na criação de novas siglas a partir de 2015. Em nenhum outro país do mundo há tantas legendas com assentos no parlamento, direitos a fundos partidários e propaganda gratuita. Para uma democracia forte, precisamos de partidos consistentes, que tenham representatividade e reconhecimento da população. A discussão por uma cláusula de barreira que consiga disciplinar o funcionamento das legendas é essencial. Assim como discutir o modelo do voto proporcional, que hoje pouco favorece a representatividade regional. O voto distrital misto, semelhante ao praticado na Alemanha, surge como alternativa viável. Neste último pleito, em Pernambuco, tivemos mais de 600 candidatos a deputado federal. É inconcebível acreditar que o eleitorado irá analisar tantas postulações. No modelo distrital misto, cada região conta com seus próprios candidatos, mas o eleitor também tem o direito de votar no partido.

Por fim, devemos acabar com a reeleição para a presidência da república. Nossa defesa é pelo mandato único de cinco anos, com coincidência entre as eleições municipais e gerais. A nação não pode parar a cada dois anos, esperando pelos resultados das urnas. Como Senador da República, a partir de fevereiro de 2015, vou defender estes pontos. Quero aprofundar o debate com a sociedade, para que possamos aprimorar a democracia. A política deve ser a ferramenta para transformar, garantir direitos e melhorar a vida das pessoas.

Fernando Bezerra Coelho (PSB) é ex-ministro da Integração Nacional e senador eleito por Pernambuco.

Fonte: Jamildo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.