Em debate, candidatos apostam na cautela

poO debate entre os candidatos ao Governo Paulo Câmara (PSB), Armando Monteiro Neto (PTB) e Zé Gomes (PSOL), promovido pela TV Clube na noite dessa sexta-feira (26) e madrugada deste sábado (27), mostrou que eles estavam mais preocupados não em ganhar, mas sim em não perder voto. E a cautela prevaleceu.

Depois de tantas entrevistas, sabatinas e debates, os candidatos já estão escolados demais e partem para fazer apenas o correto, na medida certa para evitar prejuízos eleitorais. Junte-se a isso um formato que não permitiu embates ao menos mornos.

No primeiro bloco, perguntas temáticas limitaram a margem de enfrentamento. Sobraram questionamentos ao atual modelo de gestão no Estado, mas nada com muita contundência. A exceção ficou por conta do debate sobre o tema educação. Isso porque houve uma rara dobradinha entre Zé Gomes e Armando. Só aí, houve espaço para alguns ataques mais fortes ao Governo Estado e ao candidato da situação, Paulo Câmara.

Na segunda etapa, as perguntas da população – que chegaram a repetir temas já abordados no primeiro bloco -, não davam direito a réplica dos adversários. Ou seja, os candidatos de oposição criticavam, Câmara exaltava as duas gestões de Eduardo e por aí ficou.

Nem quando os postulantes puderam perguntar uns aos outros com temas livres, no terceiro bloco, o encontro ganhou em emoção. Os candidatos não fugiram do script dos blocos anteriores. Perguntas e respostas calculadas, sem ousar, sem arriscar.

Cada qual com sua estratégia. Líder nas pesquisas, Paulo Câmara realçou as ações dos governos Eduardo e João Lyra. Um detalhe chamou a atenção. Diferentemente dos outros encontros, o socialista citou apenas três vezes o nome do ex-governador Eduardo Campos, numa demonstração que busca uma faixa própria na disputa.

Já Armando Monteiro Neto procurou colar de vez o seu nome com o da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), que voltou a crescer com consistência nas pesquisas. Também voltou a adotar a estratégia de carimbar em Câmara a pecha de cobrador de impostos, em pergunta no último bloco.

Já Zé Gomes, quem melhor deu a sua definição foi Armando Neto: “Zé, você defende um modelo de gestão que não sei bem qual é. Se é híbrido, se é um socialismo radical…” E por aí. Dono de uma boa retórica, o candidato do PSOL é uma metralhadora verbal. Fala constantemente em inversão de prioridades, participação popular, mas nada palpável.

Na próxima terça-feira tem novo encontro, na Globo. É aguardar para ver se depois de tantos encontros, os candidatos ainda conseguem trazer algo novo para o embate.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.