Em Salgueiro, Irineu do Mestre mantém a arte de fazer vestimentas para vaqueiros

594b8b3aac1df65638a4cdcd8f627666As vaquejadas ainda são uma tradição no interior do Nordeste, principalmente no Sertão. Mas nem sempre os admiradores desses eventos que entram para o calendário cultural e festivo de alguns municípios percebem a beleza da arte que está por trás das vestimentas e acessórios do vaqueiro – gibão, perneira, peitoral e chapéu de couro – feitos com maestria por quem abraça um artesanato digno de exportação. Quem visitar a zona rural de Salgueiro (Sertão Central), não deve deixar de conhecer a Fazenda Cacimbinha, onde vive uma família que há um século perpetua o ofício de transformar pedaços de couro em peças artesanais. 

Na linha de frente da terceira geração está o jovem Irineu Batista, 47, conhecido como Irineu do Mestre, que mantém a produção iniciada em 1909 por seu avô, Mestre Luiz. A arte também foi herdada do pai, Zé do Mestre, que chegou a fabricar vestimentas (só gibões) para o amigo Luiz Gonzaga, o ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, o rei da Espanha, Juan Carlos, e até o papa João Paulo II, em sua última visita ao Brasil. As peças também chegaram às mãos do escritor Ariano Suassuna, do ex-governador Eduardo Campos e o ex-presidente Lula.

Junto com a esposa e três filhos na linha de produção, Irineu dá continuidade à arte que está no DNA da família. Muitas vezes, escuta os palpites do pai, Zé do Mestre, que mesmo com problemas de saúde, aos 81 anos, continua rabiscando, cortando e costurando novas peças. Como se sente responsável por expandir o legado artístico, ele garante que há um peso de responsabilidade e cuidados para não perder a originalidade, pois cada geração foi marcada por um tipo de produção.

Seu avô era conhecido como exímio artesão de calçados, chegando a fazer seu primeiro par de sapatos e sandália ainda menino. “Ele era muito pobre e realizou o sonho de fazer sua primeira peça aos 13 anos. Começou a vender sua produção sobre jumentos carregados em cidades da região”, conta Irineu. Já Zé do Mestre abraçou o artesanato a partir da roupa de vaqueiro, enquanto Irineu se encontrou na produção do chapéu de couro. Quando mais novo, Zé do Mestre costumava fazer aboios enquanto Irineu faz improvisos na poesia popular.

As peças em couro assinadas por Irineu também chegaram às mãos de artistas e políticos. Ele entregou em mãos, chapéus a Gilberto Gil, Zé Ramalho, Dominguinhos, Fagner e Targino Gondim. “Produzi peças também para os presidentes Lula e Dilma Rousseff com o símbolo do nosso time da terra, o Carcará”, diz ele, que já enviou peças para serem comercializadas até em Milão, na Itália.

Ainda do exterior tem recebido encomendas de países como Bolívia, Paraguai e Estados Unidos. A vida de Zé do Mestre e de sua família foi contada em uma exposição montada este ano com o tema Sertão de Zé do Mestre, que incluiu fotografias, vídeos, peças em couro, ferramentas de trabalho e mostra de documentário. A exposição passou por várias cidades, incluindo o Recife.

Fonte: Jc online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.