Emoção marca adeus a Margarida Barros

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAmigos e familiares se despediram, ontem, da advogada Margarida Lyra dos Anjos Barros, 64 anos, esposa do presidente dos Diários Associados no Nordeste, Joezil Barros. Margarida faleceu na madrugada de ontem, vítima de um câncer de mama que resultou em falência múltipla dos órgãos. O velório aconteceu durante toda a tarde, no Cemitério Morada da Paz.
Frei Damião Silva presidiu a cerimônia religiosa católica, que emocionou os presentes. Às 10h de hoje, um culto ecumênico será celebrado pelo padre Caetano Pereira, da paróquia Nossa Senhora da Piedade, e pelo pastor Ney Ladeia, da Igreja Batista da Capunga. O corpo será cremado às 11h. 

Margarida era diretora aposentada do Tribunal Regional do Trabalho da 6º Região, onde trabalhou por 25 anos. Muitos amigos do Poder Judiciário estiveram no velório, como os desembargadores Jovaldo Nunes, Itabira de Brito, Fausto Freitas, Eneida Correa de Araújo, Josué Fonseca de Sena, entre outros nomes. Também compareceram a procuradora Eliana Lapenda, do Ministério Público de Contas; Cecília Freitas, diretora do Gruponove; e o médico Milton Souza Leão, amigo da família. Durante sessão na Assembleia Legislativa, deputados fizeram um minuto de silêncio em homenagem a Margarida.

Amiga de Margarida, Maria do Rosário Estevão de Mendonça emocionou-se ao falar sobre sua companheira de trabalho desde 1973. “Ela era uma pessoa sempre dedicada aos outros e ao seu trabalho. E, durante algum tempo, foi voluntária do Hospital Infantil do Câncer”, disse. Maria do Rosário lembrou que acompanhou Margarida em diversos momentos, como a época em que a advogada estava grávida da filha Rafaella Lyra, hoje casada com o empresário Murilo Ramos.

Margarida foi lembrada através de mais de 70 coroas de flores. Entre as pessoas e instituições que a homenagearam, estavam o diretor-geral dos Diários Associados no Nordeste, Guilherme Machado, e família, o vice-presidente institucional dos Diários Associados no Nordeste, Gladstone Vieira Belo, e família, o Diario de Pernambuco, o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Correio Braziliense, o Estado de Minas, a OAB-PE, o Sindaçúcar e a Uninassau.

O embaixador-chefe do escritório do Itamaraty no Nordeste, Isnard Penha Brasil, disse que sempre manteve contato com a advogada. “Vamos sentir muito a sua falta”. O corregedor-geral de Justiça, Eduardo Paurá, completou: “Margarida e Joezil sempre foram um casal muito querido. Ela vai fazer muita falta”.

Nascida em São José da Laje (AL), Margarida veio cedo para o Recife, tendo sido interna na Associação Cristã Feminina. Estudou no Colégio Agnes Eskine e formou-se em direito pela Faculdade de Olinda. Tinha oito irmãos.

Depoimentos

“Margarida era uma grande companheira de trabalho. Se destacava pela forma simples com que conduzia sua atuação no TRT, reconhecendo que o destinatário era o cidadão”.
l Alfredo Jambo, desembargador

“Lembro-me de Margarida no TRT. Era uma servidora respeitada, ativa e muito estimada pelos outros servidores e pelos juízes”. 
l Mauricio Lessa, diretor geral do Tribunal Regional do Trabalho 6 ª região

“Trabalhávamos juntas no Grupo de Apoio à Criança Carente com Câncer do Hospital Oswaldo Cruz. Ajudamos a construir o centro de oncologia do local. Ela era uma pessoa maravilhosa”.
l Terezinha Rabelo Martins, amiga

“A característica mais marcante de Margarida era a sua simpatia e sua solidariedade. Além disso, era uma mulher muito elegante”. 
l Stênio Neiva, desembargador do TJPE

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.