Evento internacional no Recife debate a destinação de resíduos eletrônicos

poO Porto Digital promove, nesta quinta e na sexta (18 e 19), a quarta edição do Seminário Internacional sobre Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (Siree). O evento vai reunir especialistas internacionais para discutir boas práticas de gestão e formas de descarte apropriadas desse tipo de resíduo, o “e-lixo”.

Este ano, o tema é a logística reversa de eletrônicos. “É a discussão de como esses resíduos serão retirados do mercado, das casas e empresas, para serem levados de volta às fábricas e reinseridos no ciclo de vida de produção, quando serão reciclados”, explica a coordenadora geral do Siree, Joana Sampaio.

De acordo com ela, o grande legado das edições anteriores do evento foi o levantamento da discussão em torno do tema, o incentivo para que a academia produza conhecimento, pois é o único evento no Brasil que discute o assunto. “As empresas e gestões públicas ainda não conseguem implantar políticas porque não há uma definição da política nacional, de como essa logística reversa vai funcionar na prática, de quem é a responsabilidade por cada passo do descarte”, pondera. A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi criada por lei pelo Governo Federal em 2010, mas a destinação adequada de resíduos eletroeletrônicos ainda não foi regulamentada. A lei definiu, por exemplo, que é obrigatória a existência de um sistema de logística reversa. “Mas o acordo setorial ainda não foi assinado”, lembra a coordenadora.

O Brasil produz 680 mil toneladas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos por ano. Não existe um levantamento oficial de quanto disso é destinado corretamente. “Talvez arriscar 1% seja muito”, lamenta Joana.

Este ano, a organização do evento pretende resgatar um documento elaborado na primeira edição, em 2011. “Após o evento, fizemos um fórum com 40 representantes dos governos e da iniciativa privada, onde redigimos um documento com sugestões para encaminhamentos que estavam sendo discutidos. Esse documento foi enviado para o Ministério do Meio Ambiente e agora queremos saber o que foi colocado em prática”, adianta Joana.

Dentro da programação de palestras desta quarta edição do Siree, haverá discussões com líderes da iniciativa privada, autoridades governamentais e especialistas do Brasil, China, Inglaterra, Chile e Peru. As discussões girarão em torno de incentivos econômicos para quem faz logística reversa; iniciativas internacionais na América Latina e nos Estados Unidos; eco-design e experiências locais, descritas em artigos de pesquisadores brasileiros.

Entre os especialistas confirmados estão Washington Novaes, jornalista especializado em meio ambiente; o inglês Duncan McCann, do projeto StEP (Solving the e-waste problem); Silvio Meira, um dos fundadores do Porto Digital e professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro; e Luciana Freitas, da Bolsa Verde do Rio de Janeiro.

A inscrição para o evento pode ser feita no local e custa R$ 275 (profissional) e R$ 176 (estudante). O seminário acontece das 9h às 18h desta quinta e da sexta, no auditório do Banco do Brasil do Bairro do Recife (Avenida Rio Branco, 240, 10º andar). A programação completa pode ser conferida no site do encontro.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.