Governo e oposição condenam violência na Venezuela, diz Figueiredo

11Após participar do segundo encontro entre o governo da Venezuela e representantes da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que agrupa os partidos da oposição, na capital venezuelana Caracas, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, se diz “muito satisfeito com a experiência do diálogo até agora”. Um dos avanços citados é que tanto representantes do governo quanto da oposição declararam condenar a violência.

“Tanto representantes do governo quanto da oposição declararam à imprensa na saída da reunião a condenação total e completa à violência, venha de onde vier”, disse Figueiredo. “Isso é uma questão importante, esse rechaço à violência e adesão inconstitucional ao marco constitucional e institucional da Venezuela”. A crise pela qual atravessa o país dura cerca de dois meses, com manifestações violentas que levaram à morte de 40 pessoas, além de centenas de feridos.

Ambas as partes também se mostraram a favor do desarmamento. “O governo se disse absolutamente disposto ao desarmamento geral”, disse, acrescentando “um desarmamento dos civis no sentindo em que apenas as forças da ordem e as Forças Armadas devem ter acesso a armamento. A ideia portanto é um esforço ao qual a oposição também deu mostras claras de que se unirá”.

O desarmamento discutido, no entanto, não se referiu especificamente aos coletivos armados. “Segundo o governo há uma interpretação equivocada do que sejam esses coletivos”, relatou o ministro.

Também foi apresentada na reunião uma proposta de anistia dos presos, que não foi aceita, mas, segundo o chanceler brasileiro, o governo se mostrou disposto a examinar caso a caso. “O governo se disse aberto a isso”. Um dos pontos acordados na reunião foi a criação conjunta de uma Comissão da Verdade que investigará as denúncias de tortura e as várias situações de violência ocorridas no país.

Além disso, houve acordo quanto ao processo de designação dos novos representantes dos poderes públicos. Oposição e governo deverão chegar a um entendimento político para o preenchimento das vagas de órgãos públicos. Segundo Figueiredo, a constituição venezuelana determina que a aprovação dos nomes se dê por aprovação legislativa. “Para que haja a aprovação dos nomes, é preciso que haja uma maioria qualificada, maioria esta que nem governo, nem oposição têm”, explicou.

Em relação à questão econômica, Figueiredo foi breve. “O que posso dizer sobre a questão econômica é reiterar o fato de que a oposição concordou em se juntar ao debate interno sobre isso, que já está em curso, e a enviar especialistas, economistas para que possam propor ao governo medidas concretas para lidar com essas questões. O governo foi extremamente receptivo a isso”. A Venezuela registrou 56% de inflação em 2013 e mais de 20% de escassez de vários produtos.

Figueiredo, assim como os chanceleres da Colômbia e do Equador, participam como representantes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e também estiveram presentes no primeiro encontro entre governo e oposição, no dia 10 de abril. O Vaticano também faz parte do grupo. A comissão foi criada em 12 de março, durante reunião extraordinária do Conselho de Ministras e Ministros das Relações Exteriores da Unasul, em Santiago, no Chile. A próxima reunião deve ocorrer na próxima semana, mas ainda não há data definida.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.