Hospital veterinário não saiu do papel

000Em fevereiro deste ano foi lançado pela Prefeitura do Recife, o edital de construção do primeiro hospital veterinário do Norte e Nordeste, que será erguido na rua Estevão Francisco da Costa, no bairro do Cordeiro. Inicialmente, o equipamento tinha previsão para ser concluído em abril de 2015. Entretanto, segue sem as assinaturas necessárias para autorização da ordem de serviço. Por esse motivo, a previsão de conclusão da unidade de saúde foi alongada para meados do segundo semestre do ano que vem.

Apesar do “banho de água” fria nos que esperavam o equipamento – necessário para atender à população de milhares de animais carentes de rua – a gestão municipal garante que o hospital está sendo viabilizado. E esse fato, por si só, já é uma grande vitória. Levando em consideração que no Brasil só exista um hospital público do tipo, em São Paulo. O secretário-executivo dos Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal, admite que as autoridades públicas ainda precisam se sensibilizar com a importância de cuidar da saúde dos animais. “A classe política, infelizmente, não dá a devida atenção aos bichos. Nesse aspecto, Recife está sendo exemplar”, comentou. Mas o recifense, que ama os seus bichos e sofre quando eles ficam doentes, precisa que esse “exemplo” seja concretizado o quanto antes.

Com um terreno de 4.315,35 m², a estrutura do hospital contará com três consultórios, três salas de cirurgia, um bloco cirúrgico, laboratório, unidade de recuperação, posto de enfermagem, ambulatório, emergência com dois isolamentos, sala de exames, dois canis e outros espaços. O orçamento estimado da obra é de R$ 3,4 milhões. Quando pronta, a unidade de saúde animal deverá realizar, ao mês, 1.320 por consultas, 1.320 radiografias, 550 ultrassonografias e 1.320 exames laboratoriais. As cirurgias deveram incluir castração 220 machos e fêmeas mensalmente, 220 oncológica e ortopédica. No hospital só serão atendidos animais de famílias com renda de até três salários mínimos.

O geógrafo e ativista da causa animal, Júnior Marques, presta um serviço à sociedade promovendo um bazar beneficente que tem o objetivo de arrecadar dinheiro para compra de ração e castração de animais hospedados em abrigos. O bazar acontece na rua Joaquim Nabuco, nas Graças, sempre às terças e quintas-feiras. Júnior, mais do que a maioria das pessoas, sabe como é importante é a construção do hospital veterinário. “Lá, irão oferecer de graça o serviço de castração, que é importantíssimo para sobrevida do animal, controle populacional e de zoonoses”, explicou. “Nós mesmos bancamos essas castrações, porque os serviços oferecidos à população são quase inexistentes”, concluiu o ativista.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.