Juiz da Lava Jato pode aceitar 27 novas denúncias nesta semana

1Responsável pelo processo da Lava Jato na primeira instância, o juiz federal Sérgio Moro pode aceitar, nos próximos dias, 27 denúncias oferecidas pelo Ministério Público Federal (MPF) do Paraná que ainda estão sob análise da Justiça Federal. Entre os suspeitos que podem se tornar réus nesta semana estão os presidentes das empreiteiras Camargo Corrêa, Galvão Engenharia, OAS e UTC.

Na última quinta-feira (11), o MPF denunciou 36 investigados na sétima fase da Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal para investigar um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas e que resultou na descoberta de desvio de dinheiro e superfaturamento de obras da Petrobras.

No dia seguinte, Sérgio Moro aceitou denúncia contra nove pessoas por suspeita de participação em crimes como corrupção, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro. O magistrado, contudo, deixou para uma nova etapa a decisão sobre se aceitará ou não a denúncia contra os 27 nomes restantes.

Todos os investigados são suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção que pagava propinas para obter contratos com a Petrobras. Em depoimento à Justiça Federal em outubro, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa admitiu que parte do suborno cobrado de fornecedores era direcionada para atender a PT, PMDB e PP. Ele também relatou que as diretorias comandadas pelos três partidos recolhiam propinas de 3% de todos os contratos.

Ao denunciar os 36 suspeitos, os procuradores da República dividiram o material em cinco ações penais diferentes. Até a última sexta-feira, Sérgio Moro havia analisado apenas um desses processos, que trata da participação de executivos da Engevix no esquema.

Entre os denunciados que já viraram réus nessa primeira ação estão o próprio Paulo Roberto Costa, o doleiro Alberto Youssef, e quatro executivos da construtora Engevix.

Quem são os suspeitos que já se tornaram réus nesta primeira ação da Lava Jato:
Alberto Youssef, doleiro, acusado de chefiar o esquema de corrupção
Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras
Waldomiro de Oliveira, dono da MO Consultoria
Carlos Alberto Pereira da Costa, representante formal da GFD Investimentos, pertencente a Alberto Youssef
Enivaldo Quadrado, ex-dono da corretora Bônus Banval, que atuava na área financeira da GFD
Gerson de Mello Almada, vice-presidenteda empreiteira Engevix
Carlos Eduardo Strauch Albero, diretor da Engevix
Newton Prado Júnior, diretor da Engevix
Luiz Roberto Pereira, ex-diretor da Engevix.

Confira quem são os denunciados que podem se tornar réus nesta semana:
Adarico Negromonte Filho, irmão do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA), apontado como emissário de Youssef
Agenor Franklin Magalhães Medeiros, diretor-presidente da área internacional da OAS
Alberto Elísio Vilaça Gomes, executivo da Mendes Júnior
Angelo Alves Mendes, vice-presidente da Mendes Júnior
Antonio Carlos Fioravante Brasil Pieruccini, advogado que teria recebido propina de Alberto Youssef
Dalton Santos Avancini, presidente da Camargo Corrêa
Dario de Queiroz Galvão Filho, executivo da Galvão Engenharia
Eduardo de Queiroz Galvão, executivo da Galvão Engenharia
Eduardo Hermelino Leite, vice-presidente da Camargo Corrêa
Erton Medeiros Fonseca, diretor de negócios da Galvão Engenharia
Fernando Augusto Stremel Andrade, funcionário da OAS
Jayme Alves de Oliveira Filho, suspeito de envolvimento com Youssef na prática de lavagem de dinheiro
Jean Alberto Luscher Castro, diretor presidente da Galvão Engenharia
João Alberto Lazzari, representante da OAS
João de Teive e Argollo, diretor de Novos Negócios na UTC
João Procópio de Almeida Prado, apontado como operador das contas de Youssef no exterior
João Ricardo Auler, presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa
José Adelmário Pinheiro Filho (Leo Pinheiro), presidente da construtora OAS
José Humberto Cruvinel Resende, funcionário da Mendes Júnior
José Ricardo Nogueira Breghirolli, apontado como contato de Youssef com a OAS
Mário Andrade Bonilho, sócio e administrador da empresa Sanko-Sider
Mário Lúcio de Oliveira, diretor de uma agência de viagens que atuava na empresa GDF, segundo delação de Alberto Youssef
Mateus Coutinho de Sá Oliveira, funcionário da OAS em São Paulo
Ricardo Ribeiro Pessoa, presidente da construtora UTC, chefe do “clube” de empreiteiras que atuava na Petrobras
Rogério Cunha de Oliveira, diretor da área de óleo e gás da Mendes Júnior
Sandra Raphael Guimarães, funcionária da UTC
Sérgio Cunha Mendes, diretor vice-presidente executivo da Mendes Júnior

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.