Juro bancário de pessoa física sobe em novembro e é o maior desde 2011

POA taxa média de juros cobrada pelos bancos nas suas operações com pessoas físicas com recuros livres (excluindo BNDES, rural e habitacional) subiu 0,2 ponto percentual em novembro, para 44,2% ao ano, o maior patamar desde o início da série histórica do Banco Central – em março de 2011. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22) pela autoridade monetária.

O aumento da taxa de juros das instituições financeiras acontece em um momento de alta da taxa básica da economia – a Selic – cujo processo de elevação foi retomado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em outubro deste ano, quando a taxa avançou de 11% para 11,25% ao ano. Atualmente, a taxa já está em 11,75% ao ano após outra elevação realizada pelo BC neste mês. O objetivo do BC ao subir juros é tentar conter as pressões inflacionárias.

Juro bancário sobe bem mais que taxa de captação
Os números da autoridade monetária mostram, porém, que os bancos não estão só repassando o aumento dos juros básicos da economia – feitos pelo Banco Central – mas que estão aumentando suas taxas dos clientes bancários acima disso.

Nos últimos dois meses, a taxa de captação das instituições financeiras, ou seja, quanto os bancos pagam pelos recursos no mercado – avançou 0,7 ponto percentual. A taxa média das operações com pessoas físicas, entretanto, avançou 1,2 ponto percentual neste período.

No acumulado deste ano, a taxa de captação, para pessoas físicas, subiu somente 0,1 ponto percentual. Ela estava em 12,2% ao ano em dezembro do ano passado, avançando para 12,3% ao ano em novembro. Já a taxa média de juros dos bancos para pessoas físicas, por sua vez, avançou 6,2 pontos percentuais. Em dezembro de 2013, estava em 38% ao ano, avançando para 42,2% ao ano no mês passado.

Taxa de todas operações e de empresas
Já a taxa de juros média das operações de crédito com empresas subiu de 23,4% ao ano em outubro para 23,5% ao ano em novembro – a maior desde fevereiro de 2012 (24% ao ano). A taxa de todas as operações (pessoas físicas e jurídicas), ainda com recursos livres, avançou de 32,9% ao ano em outubro para 33% ao ano em outubro – a maior desde outubro de 2011, quando somava 33,2% ao ano.

Inadimplência em queda
Segundo o Banco Central, a taxa de inadimplência das pessoas físicas, nos empréstimos bancários com recursos livres (sem contar crédito rural e habitacional), que mede atrasos nos pagamentos acima de 90 dias, permaneceu em 6,5% em novembro. Este é o menor patamar desde abril de 2011 – quando estava em 6,4%.

Já a taxa de inadimplência das operações dos bancos com as empresas, ainda no segmento com recursos livres, recuou de 3,6% em outubro para 3,5% em novembro. Trata-se do menor patamar desde junho deste ano, quando estava em 3,4%.

Considerando a taxa total de inadimplência, que engloba operações com as pessoas físicas e empresas, ainda nas operações com recursos livres, houve queda de 5% em outubro para 4,9% em novembro. É o menor patamar desde abril (4,8%). Nesse caso, não são considerados créditos habitacional e rural e as operações do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

‘Spread’ bancário sobe no ano
O aumento das taxas de juros bancárias de pessoa física neste ano contribuiu para elevar o chamado “spread bancário” – que é a diferença entre o que os bancos pagam pelos recursos e quanto cobram de seus clientes.

Embora tenha recuando um pouco de outubro para novembro, o spread nas operações com pessoas físicas fortemente neste ano. Em dezembro do ano passado, estava em 25,8 pontos percentuais, avançando para 31,9 pontos percentuais em novembro deste ano.

O spread é composto pelo lucro dos bancos, pela taxa de inadimplência, por custos administrativos, pelos depósitos compulsórios (que são mantidos no Banco Central) e pelos tributos cobrados pelo governo federal, entre outros.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.