Justiça de PE autoriza transplante e doador poderá salvar cinco pessoas

imagesEstá sendo realizada, na noite deste sábado (20), a captação de cinco órgãos para transplante em um paciente de 49 anos com morte cerebral constatada, após um AVC hemorrágico. A autorização para doação foi resultado da primeira ação ocorrida após a parceria entre a Defensoria Pública de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Ministério Público (MPPE).

A interferência judicial foi necessária porque o paciente não possuía documento oficial com foto. A família concordava com a doação dos órgãos e tentou autorizar o procedimento por meios administrativos, mas não obteve sucesso.

A cirurgia acontece no Hospital Pelópidas Silveira, no bairro do Curado, no Recife, onde o doador estava internado. De acordo com Noemy Gomes, coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, os rins, as córneas e o fígado devem ser transplantados, com a possibilidade de salvar cinco pessoas.

“Os rins podem esperar até 36 horas para serem reimplantados, mas a cirurgia do fígado deve acontecer hoje. Para o transplante das córneas, é preciso primeiro a avaliação do banco de olhos. Nesse caso, será a unidade do Imip, porque o Pelópidas Silveira está na área de cobertura deles”, explicou.

Além de celebrar o bom resultado logo no primeiro pedido de transplante após a assinatura do convênio, a cirurgia desta noite também marca um recorde batido pela Central de Transplante. O mês de setembro de 2013 foi o que somou maior número de transplantes realizados em um período de 30 dias: 17. Com a operação deste sábado, a Central chega a 18 procedimentos, faltando ainda dez dias para o encerramento do mês.

Maior agilidade
A Defensoria Pública de Pernambuco deu entrada no pedido de autorização da doação na tarde deste sábado. O pedido de alvará judicial foi protocolado no Fórum de Joana Bezerra, no Recife. Com o novo protocolo, uma decisão judicial que levava, normalmente, um mês para ser proferida, agora pode ser obtida em algumas horas.

“Como a gente sabe que a fila de transplante é grande e o paciente já estava em quadro de morte cerebral desde quinta, precisamos atuar rapidamente para solucionar esse entrave burocrático”, explicou o defensor Henrique Seixas. Após o juiz de plantão deferir o pedido, a Secretaria de Saúde foi comunicada para que pudesse agilizar os trâmites junto ao hospital.

O convênio entre Defensoria, SES e MPPE foi assinado na segunda (15) e tem o objetivo justamente de agilizar as autorizações para doações de órgãos e transplantes no estado. A intenção é oferecer ao parente ou responsável legal do potencial doador assistência jurídica integral e gratuita. Por lei, na ausência dos parentes de até segundo grau, marido ou mulher, só uma decisão judicial pode permitir a doação.

Na divisão de funções, a Central de Transplantes identifica em qual unidade hospitalar é necessária a atuação da assistência jurídica. A documentação é encaminhada à Defensoria e, na ausência de um defensor, o Ministério Público entra com uma medida judicial de urgência.

Atualmente, 1.298 pessoas estão na fila de transplante em Pernambuco. Desse total, 1.079 aguardam por rins; 87 por fígados; 83 por córneas; 33 por medulas ósseas; 13 por corações; e 3 por um transplante combinado de rim e pâncreas.

 Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.