Médicos divergem sobre consumo de shakes para emagrecer

poNa corrida contra a balança, muitas pessoas optam pelos shakes e chás que prometem emagrecimento rápido. Saborosos e práticos, os produtos vendidos como substitutos parciais de alimentos são encontrados facilmente em casas conhecidas como “espaços de vida saudável”, farmácias ou através de distribuidores independentes. A facilidade e o desejo de perder peso levam muitos ao consumo excessivo dos shakes, sem acompanhamento médico e uma dieta balanceada. Os resultados são sérios prejuízos à saúde e carências de vitaminas.

Segundo a nutricionista do Hospital Memorial São José, Steffany Agnnes, os shakes têm uma quantidade incompleta de nutrientes e não fornecem toda a energia que o organismo necessita para se manter equilibrado. “Na minha opinião, nada substitui uma refeição. Nenhum alimento é completo, cada um possui nutrientes diferentes e por isso é preciso ter uma alimentação diversificada. Não acredito que os shakes substituam isso, sem contar que esses produtos não incentivam a reeducação alimentar”, afirma Steffany. 

A nutricionista também questiona o alto teor de proteína em alguns shakes. “A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) fez um levantamento com algumas marcas e constatou que os produtos apresentam até 32% de proteína, quando o recomendado é de 10% a 15%. Este excesso compromete o metabolismo sobrecarregando algumas funções importantes, como a renal e a hepática”, explica.

A jornalista Cristina Almeida*, 21 anos, foi diagnosticada com hepatite medicamentosa no início deste ano. A substância exata que causou a inflamação no fígado não foi identificada, mas há suspeitas de que a doença tenha sido provocada pelo consumo de shake da marca Herbalife. Cristina, que é uma pessoa sedentária, começou a utilizar o produto em setembro do ano passado, quando conseguiu perder 9 quilos em três meses (tinha 87kg e ficou com 78kg). Em janeiro ela voltou a tomar o shake, que substituía duas das suas três principais refeições. “Como estava muito estressada com o estágio e o projeto de final do meu curso, tomava o shake no almoço e jantar”, conta.

No final do mês de fevereiro, Cristina passou a sentir fortes dores de cabeça, enjoos e coceira no corpo. “Depois de identificar que eu estava com hepatite, o médico passou exames para descobrir o seu tipo (A,B ou C). Todos deram negativo e nenhum outro tipo de vírus foi identificado. Por eliminação, a hepatite foi provocada por intoxicação e o único produto que eu tomava na época era Herbalife. Cortei o consumo e fiquei curada”, afirma a jornalista que hoje pesa 84kg.

A gastro hepatologista Sylene Rampche, do Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP), confirma que nos casos de hepatite medicamentosa, às vezes é difícil identificar o agente causador da intoxicação. “Trabalhamos com a exclusão do possível agente tóxico. Já recebi em consultório pacientes com hepatites leves e alterações de transaminase e que consumiam shakes e chás. Como não temos conhecimento sobre a fórmula e composição, prefiro orientar a interrupção do consumo”, explica a médica.

Fonte: Ne10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.