Movimento cresce e aeroportos devem receber quase 10 milhões de passageiros neste fim de ano

poO fluxo estimado de passageiros nos 60 aeroportos administrados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) é de 9,25 milhões neste fim de ano. O número inclui o movimento entre os dias 15 de dezembro e 10 de janeiro.

A estimativa representa um crescimento de quase 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado e não inclui os aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Viracopos (SP), Brasília (DF) e Confins (MG), concedidos à iniciativa privada.

Diante da previsão de aumento da movimentação de passageiros, a Infraero colocou em operação o plano de ação para a movimentação da alta temporada, que seguirá até o dia 10 de janeiro.

Os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e de Congonhas, na zona sul da capital, montaram esquema especial por conta do aumento de passageiros no fim de ano. Os dias de maior movimento devem ser entre 19 e 31 de dezembro.

Cumbica

No Aeroporto de Cumbica, as ações foram adotadas no dia 15 de dezembro e valem até 22 de fevereiro, período de maior fluxo no local. A Gru Airport, concessionária responsável pelo aeroporto, não tem estimativa do número de passageiros que devem passar pelo local.

Para atender à demanda, será utilizada toda a capacidade da infraestrutura e o aumento do efetivo em áreas-chave do aeroporto, como check-in, inspeção de segurança (raio-X), controle de passaporte, restituição de bagagem e aduana. Segundo o Gru Airport, haverá reforço na segurança nos limites do aeroporto e nas vias de acesso.

O aeroporto também contará com tecnologia especial para controle migratório. De acordo com a Gru Airport, a Polícia Federal vai operar 16 portões eletrônicos de controle de passaporte nos terminais 2 e 3. A ideia é facilitar o desembarque de passageiros que possuem o passaporte brasileiro com chip.

A concessionária estima que o tempo de atendimento caia de 3 minutos para cerca de 20 segundos, em média. Além disso, haverá 68 guichês na área de emigração e 74 na imigração, totalizando 142 balcões.

A rodovia Presidente Dutra, uma das principais vias de acesso a Cumbica, deve receber mais veículos entre os dias 19 e 24 e entre os dias 26 e 31 de dezembro. Segundo a NovaDutra, concessionária que administra a estrada, a expectativa é de que 600 mil veículos saiam da capital paulista para o Natal e 470 mil veículos para o Réveillon. Os períodos de maior movimento devem ocorrer entre 16h e 20h, na maioria dos dias.

Congonhas

Já no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, são esperados 1.098.357 passageiros, entre embarques e desembarques, até o dia 5 de janeiro. A conta começou na quarta-feira (17). A maior movimentação é esperada na sexta-feira (19), quando devem passar pelo terminal 71.802 passageiros.

Segundo a Infraero, o número é cerca de 48% superior à movimentação média diária do terminal, de 48.450 embarques e desembarques.

Aborrecimentos

Consumidores que quiserem reclamar de atrasos em voos, overbooking e extravios de bagagem podem contar com o Procon estadual de São Paulo, durante operação especial nos aeroportos de Congonhas, Cumbica e Viracopos (Campinas) até o dia 23 de dezembro. As informações são da Agência Brasil.

A fiscalização ocorre desde o começo do mês na capital e no interior do Estado. O plantão de reclamações começa na sexta-feira (19). O chefe de gabinete do Procon-SP, César Azevedo, detalhou como funcionará a operação.

— Nossa incumbência é fazer essa fiscalização com base nas regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Este é o primeiro ano em que instituímos essa operação porque ano a ano vem aumentando o número de problemas relatados nesse setor. Embora não tivéssemos equipes nos aeroportos nos anos anteriores, as reclamações chegavam por telefone ou internet.

Para entrar em contato com o plantão do Procon-SP, basta telefonar para o 151, ou entrar no site e em redes sociais. O horário de atendimento será das 7h às 22h, nos dias 19, 22 e 23; das 9h às 15h, nos dias 20 e 21; das 7h às 12h, nos dias 24 e 31; e das 7h às 19h nos dias 29 e 30. Não haverá expediente nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.

Fonte: R7.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.