Movimentos sociais fazem ato contra repressão a manifestações

untitledMovimentos sociais, sindicatos e partidos políticos fizeram sexta (18) um ato na Câmara dos Vereadores da capital paulista contra a repressão das manifestações e a restrição das liberdades democráticas. Eles também protestaram contra a demissão de trabalhadores que fizeram greve neste ano, como os metroviários de São Paulo e os empregados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Hoje, a gente tem preso político no país. Isso é a primeira coisa que a gente tem de refletir. A redemocratização já foi superada, agora estamos em democracia. Só que em razão das violações perpetradas pelo Estado, crimes que o Estado comete, eu não posso dizer que nós já orbitamos essa dimensão”, disse o advogado Daniel Biral, membro do grupo Advogados Ativistas, que, segundo ele, já foi preso em uma manifestação por pedir a identificação de um policial. Ele acusa a Polícia Militar de tê-lo agredido e ameaçado.

Entre as reivindicações dos participantes do ato, estão a libertação imediata de todos os presos e o encerramento dos inquéritos policiais de investigação dos manifestantes, além da garantia ao direito de manifestação.

“Eu tenho consciência de que meu filho tem participado de vários movimentos sociais, de várias manifestações, todas de maneira pacífica. Ele não é líder de nenhum movimento. E volto a afirmar que se manifestar não é crime, é um direito de todo indivíduo”, disse Helena Harano, mãe de Fábio Hideki Harano, aluno e funcionário da Universidade de São Paulo (USP) preso há 27 dias em uma manifestação, acusado de ser um líder do movimento Black Bloc.

Segundo o sindicalista Marcelo Pablito Santos, do Sindicato dos Trabalhadores da USP, a greve na instituição, que hoje completa 53 dias, deve continuar até a liberdade de Harano. “Na nossa greve, colocamos como ponto fundamental a libertação do nosso companheiro Fábio Hidek. Já aprovamos no comando de greve: se a reitoria não abrir negociação e não houver libertação, vamos continuar a paralisação na universidade”, disse.

Entre os movimentos que participaram do ato, estão os Advogados Ativistas, o coletivo Por Que o Senhor Atirou em Mim?, o Comitê Estadual de Luta contra a Repressão e o Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.