No Facebook, página de Marina Silva cresce 40% em uma semana

1O cenário das eleições presidenciais toma um novo rumo após o acidente aéreo em Santos que matou o candidato do PSB à presidência Eduardo Campos, no dia 13 de agosto. A partir da fatalidade, o esboço de uma nova eleição começa a ser desenhado, e rapidamente altera o cenário político após a confirmação de Marina Silva como substituta do ex-governador de Pernambuco.

Até a morte de Campos, a presidenta Dilma Rousseff liderava as pesquisas e o tucano Aécio Neves aparecia com distância na segunda colocação, sendo assim os principais favoritos a disputar o segundo turno. Em contrapartida, com a entrada de Marina Silva na disputa, as pesquisas mudam e o movimento nas redes também.

De 14 de agosto – dia seguinte ao acidente aéreo – até 18, as citações ao PSB superam as do PT e do PSDB no Facebook e no Twitter. A partir do dia 19, o Partido dos Trabalhadores volta a ser o mais citado, com o PSB em segundo lugar e o PSDB em terceiro. Somente na quinta-feira (20), o PSDB retornou ao segundo lugar de citações. Vale ressaltar que, dos três partidos, o PSB é o único que apresenta porcentagens positivas na análise de sentimento das redes.

Em relação aos números de seguidores das páginas oficiais dos candidatos à presidência no Facebook, até o dia 14 a página de Aécio Neves contava com 1.108.584 seguidores, seguido por 900.136 de Dilma, e  945.982 de Marina Silva. Uma semana depois, na quinta-feira (21), Aécio Neves contava com 1.142.793 seguidores, Dilma Rousseff com 919.242 e Marina Silva com 1.236.451. Ou seja, Marina teve um aumento de 290.469 seguidores em apenas uma semana, sendo que, entre 14 e 20 de agosto, a página esteve em luto e não realizou nenhuma postagem.

Enquanto, Dilma e Aécio crescem aproximadamente entre 5% e 7%, Marina alcança quase 40% de aumento no número de fãs. A tendência é que a página de Marina Silva diminua este ritmo de crescimento nos próximos dias. Articuladores políticos das campanhas de Dilma Rousseff e Aécio Neves reconhecem que, neste primeiro momento, qualquer análise estará embaçada pelo impacto dos acontecimentos dos últimos dias, seja nas pesquisas de intenção de voto ou no poder de ação das redes.

Antes mesmo que a candidatura de Marina Silva fosse oficializada, fato que ocorreu na quarta-feira (20), o instituto Datafolha divulgou na segunda-feira (18), uma pesquisa com as intenções de voto para a Presidência da República. A candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, aparece em primeiro lugar com 36% das intenções de votos, contra 21% de Marina Silva, do PSB, e 20% de Aécio Neves, do PSDB. A candidata do PSB e o tucano aparecem tecnicamente empatados.

A grande aposta entre as lideranças do PSB, contudo, é que Marina passe a atrair os votos não apenas atribuídos a Eduardo Campos, mas também dos eleitores que estavam indecisos, dispostos a votarem em branco ou que iriam às urnas para anular o voto. Visto que tanto a presidenta Dilma como o candidato Aécio Neves se mantiveram nos mesmos patamares, teoricamente Marina não conquistou grande percentual de seus opositores.

De acordo com a pesquisa, com a entrada de Marina Silva na disputa, caíram de forma notável os percentuais de eleitores sem candidato. Intenções de voto nulo ou em branco eram 13%, com Marina candidata, essa taxa recuou para 8%. Indecisos eram 14% e agora são 9%. Em 2010, quando Marina Silva se candidatou à presidência pelo Partido Verde obteve 19% dos votos válidos no fim do primeiro turno, o que correspondeu por pouco menos que 20 milhões de votos e terminou na terceira colocação.

Apesar da comoção vista no Facebook com a morte de Eduardo Campos e a oficialização da candidatura de Marina Silva, a página da presidenta Dilma Rousseff é a que apresenta o maior número de interações e postagens.

(Foto de Capa: Valter Campanato/Agência Brasil)

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.