No lado esquerdo do peito, bate esse tambor silencioso

po“Atenção atleta Pernalonga, compareça à pista com sua rotina inicial”. Na fila de espera, Irton Silva, o skatista de 16 anos que não era o Pernalonga, se perguntava se seu nome havia sido riscado na lista de seu primeiro campeonato de skate, no centro do Recife, em 1989. Enquanto isso, compareciam Dr. Louco, Tapuru, entre outros apelidos cômicos, em vez do nome que amansaria a ansiedade batendo em Irton, novato no campeonato e incerto quanto ao segundo nome que lhe escolheram para participar. “Atenção atleta Batman, compareça aqui com sua rotina inicial”. O Batman não foi. “Como assim tem alguém com o apelido do meu ídolo? Ele deve ter uma coleção de gibis muito maior do que a minha”, pensava. “Atenção: segunda chamada pro atleta Batman”, insistia o locutor. Por fim, a última chamada impaciente “Quem é esse filho da mãe chamado Irton? Tá surdo, rapaz?”.

Era provavelmente a primeira vez (ao menos pública) que Irton, batizado como Batman naquele momento, era associado a surdos. Batman não é surdo, o apelido que lhe era desconhecido. É provável que ele tenha surgido no momento em que, durante inscrição do campeonato, Irton se justificava a uma fila de competidores inquietos que o segurança o barrava por não ter nome pra disputa. Ao virar-se de costas para o segurança, deixou escapar do bolso da bermuda a aparição de um gibi do herói, que costumava lhe acompanhar em qualquer andança pelas calçadas da Rua da Harmonia e por fora dela.

Hoje, aos 41 anos, 1,85 metros, rasta e com longos dreads que deram origem ao seu sinal entre a comunidade surda, a faceta do atleta de skate foi ofuscada pela do músico criador da metodologia das MusiLibras – método que encontrou para trabalhar elementos que compõem o ritmo com os surdos, que inclui, entre outras coisas, uma espécie de metrônomo para explicar tempo (andamento musical) e intensidade da música, quando substitui partituras por lâmpadas de diferentes cores e tamanhos. O nome sobrevivente de seu histórico nas pistas de skate, seguido pelo título de griô, ainda é coerente com a figura do herói engenhoso e apreciador do silêncio que estampava a marca do morcego pintado por ele mesmo em suas camisas, quando criança.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.