O debate particular de Dilma e Marina

poO segundo debate entre os candidatos à Presidência da República, desta vez promovido pelo SBT/UOL/Folha/Jovem Pan, foi uma disputa particular entre a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), e a postulante do PSB, Marina Silva. As duas polarizaram durante todo o tempo, medindo forças, levando para o palco a disputa registrada nas pesquisas. Diante disso, os outros ficaram durante grande parte do debate em segundo plano.

Nos três blocos em que houve confrontos, ora a presidente Dilma questionava Marina , ora a socialista tirava a petista para debater. E foi assim. Um confronto aberto, com a questão econômica permeando a maioria das intervenções entre ambas. Houve espaço até para a revelação da presidente de que “o nervosismo do debate” a levou a não compreender as regras do confronto.

A estratégia adotada por Dilma de enfrentar Marina logo na sua primeira pergunta denotou uma preocupação que vem crescendo entre os seus aliados: a necessidade de conter o avanço da socialista, que tem potencial de tirar votos tanto da petista como de Aécio Neves (PSDB). E se a sangria for grande, já admitem nos bastidores, é possível até ocorrer o que hoje é muito improvável, que é a disputa acabar no primeiro turno.

Mas entre todos os participantes do debate, o que mais se prejudicou com essa polarização foi Aécio Neves, que ficou espremido entre as duas, praticamente alijado dos enfrentamentos. Sem conseguir entrar no debate, o tucano, que havia se saído bem no primeiro confronto da Band, sucumbiu, ficando sem brilho.

Pior para Aécio, que apresentou uma forte queda nas últimas pesquisas e patina na casa dos 15% das intenções de voto. Os debates são cruciais para manter a esperança de fazer alguma coisa na eleição. E foi com esse pensamento que ele tentou confrontar a presidente Dilma, por duas vezes. Mas sem muito sucesso.

Dos outros candidatos, destaque para o destempero de Levy Fidelix (PRTB). Ao ouvir o jornalista Kennedy Alencar classificar o partido que preside como “legenda de aluguel”, ele perdeu as estribeiras. “Agora você que é típico representante da mídia vendida, essa mídia que ataca, essa mídia que coloca gente nas pesquisas lá embaixo. É sim língua de aluguel. Você se comporta como tal e alguns outros da própria mídia”, disparou o candidato, que se referiu ao jornalista, com palavras nada elogiosas, em outras três oportunidades.

Mostrando muita presença de espírito, como ocorreu no primeiro debate, o candidato do PV, Eduardo Jorge, ao ser instado a comentar a acusação de legenda de aluguel contra o PRTB, provocou risadas ao disparar: “Eu não tenho nada a ver com isso. Então eu vou aproveitar, o meu minuto e dizer que o PV tem uma proposta bastante ousada de reforma política, porque o PV é um partido democrático”.

Se colocar na balança a atuação dos candidatos, quem mais perdeu foi Aécio Neves, justamente porque era o que mais precisava se destacar, para tentar retomar o crescimento nas pesquisas. Em curva descendente, a presidente Dilma merecia ter um desempenho melhor. Já Marina Silva atuou para não correr risco. Surfando nos números confortáveis das pesquisas de opinião, adotou a estratégia de não se expor.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.