O mundo de olho nas eleições

poA disputa pela Presidência da República tem sido uma das mais atípicas desde a redemocratização brasileira. A reviravolta em um contexto que apontava para a reedição a polarização entre PT e PSDB, provocada pela morte o candidato Eduardo Campos (PSB) e entrada da ex-ministra Marina Silva (PSB) na disputa, fez com que a imprensa estrangeira demonstrasse um interesse redobrado pelo pleito. Esse é o testemunho dos correspondentes internacionais ouvidos pela Folha de Pernambuco.

De acordo com o jornalista da agência italiana Ansa, Dario Pignotti, havia a expectativa de que as eleições brasileiras só ganhassem espaço internacional em sua reta final, a partir deste mês. “Mas tudo mudou. Faço em média duas matérias por dia sobre o assunto. Os modelos políticos da Itália e do Brasil são diferentes, mas ambos padecem de doenças. Lá existe muita dificuldade com governabilidade. Apesar isso, há avanços. No caso das pesquisas eleitorais, existe, na Europa, um consenso de que elas influenciam os eleitores e por isso são mais restritas”, comentou.

O inglês Anthony Boadle, correspondente da agência Thomson Reuters, disse acreditar que parte do interesse internacional com a eleição pode ser explicada pela decepção dos grandes investidores. “O mundo inteiro está de olho neste pleito, pois Marina Silva tem políticas diferentes na área econômica. Pensava-se que o Brasil cresceria economicamente e agora está em recessão. Em minha opinião, o Brasil é muito democrático. Acho que os movimentos populares são mais fortes aqui que na Inglaterra”, falou.

Já o argentino Eduardo Davis, da agência espanhola EFE, disse que as instituições políticas brasileiras são mais sólidas que a do país platino. “Acho que a maior diferença é que as instituições no Brasil são mais sólidas. Outra é o número exagerado de partidos que há aqui. No Brasil, há um governo de esquerda com alianças de centro-direita. O PSB atual está bem à direita do continuísmo que propõe a Dilma, mas na Argentina também é mais ou menos assim. Direita e esquerda não pesam tanto”, declarou.

Por sua vez, o peruano Moisés Ávila, correspondente da agência francesa France-Presse, disse que as denúncias de corrupção envolvendo políticos são um ponto em comum entre o Peru e o Brasil. “Infelizmente, algo muito parecido entre esses países são as denúncias de corrupção. Creio que a maior diferença diz respeito à força dos partidos e à representação popular. Não há no Peru partidos com a força do PT ou PSDB. Creio que, por este motivo, o eleitor tem mais opções”, considerou.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.