País deve dar prioridade a reformas estruturais para evitar recessão

poPara segurar o aumento de preços, o próximo governante precisará adotar medidas recessivas, acreditam especialistas ouvidos pela Agência Brasil. De acordo com eles, a redução do controle sobre preços administrados (como tarifas públicas e combustíveis nas refinarias) terá impacto temporário na inflação em 2015. Dessa forma, o Banco Central deve manter os juros altos, e o governo vai ter de cortar gastos públicos, o que pode impedir a retomada do crescimento da economia no próximo ano.

“O próximo presidente terá de adotar medidas fortes em 2015, para que a economia volte aos trilhos. Algumas serão impopulares, mas todas são necessárias para recuperar a credibilidade dos investidores na economia brasileira, o que vai destravar o crescimento mais tarde”, diz a professora de economia Virene Matesco, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Além disso, serão necessárias reformas estruturais, acreditam os economistas ouvidos pela reportagem. “Para as expectativas melhorarem de forma definitiva e o crescimento ser sustentável, o ideal seriam reformas estruturais, como a redução da carga tributária e a melhoria da infraestrutura”, destaca Virene.

O coordenador do curso de economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), Márcio Salvato, considera inevitável a tomada de medidas recessivas no próximo ano. “Não espero que a taxa de crescimento se recupere em 2015. As medidas são como um remédio amargo, com efeitos colaterais em um primeiro momento, mas que curam o doente depois”, alega.

O aumento de tarifas em 2015 é praticamente dado como certo pelos economistas porque muitos preços de empresas que prestam serviços públicos ficaram represados nos últimos anos. Além disso, a Petrobras será cada vez mais pressionada a aumentar o preço da gasolina e do diesel por causa do endividamento com a exploração da área pré-sal.

“Esse realinhamento de preços poderá ser mais gradual ou mais intenso. Dependerá do interesse do próximo governo em resolver o problema porque quando se segura um preço, todo o sistema de preços fica distorcido”, acredita Virene. “Haverá repique na inflação, mas será momentâneo. Não é uma situação que vai se perpetuar.”

>> Confira as propostas dos candidatos à Presidência para área econômica

Para impedir que a alta das tarifas contamine os demais preços da economia, declaram os especialistas, o próximo governo terá de agir tanto na política monetária quanto na fiscal. Primeiramente, o Banco Central terá de manter os juros altos e tomar medidas de regulação que restrinjam o acesso ao crédito, como o aumento do compulsório, parcela que os bancos não podem emprestar.

“Não creio que o Banco Central reduza os juros em 2015. Os juros vão ser mantidos elevados no primeiro semestre. Se o governo arrumar a casa, pode ser que venha uma queda no segundo semestre, mas nada que impulsione o crescimento”, acredita Salvato.

Para Virene, aumentos de juros poderão ser evitados se a autoridade monetária reverter parte das medidas regulatórias de expansão do crédito tomadas nos últimos anos. “Não adianta aumentar juros de um lado e liberar crédito do outro porque isso anula a eficácia da política monetária. Se o Banco Central tomar medidas macroprudenciais no sentido certo, pode evitar que os juros aumentem para conter a inflação”, explica.

Outra forma de impedir aumento de juros para conter a inflação, destacam os especialistas, é o ajuste fiscal, com o fortalecimento do superávit primário – economia para o pagamento dos juros da dívida pública. Para os especialistas, o corte de gastos públicos será inevitável por causa da necessidade de o próximo governo recuperar a credibilidade nas contas públicas.

“A política fiscal também terá de ser mais restritiva, com contenção dos gastos públicos para segurar o déficit público e aliviar a alta ainda maior dos juros. Quando a política monetária está associada à fiscal, a inflação cai. Basta o governo conter gastos que não geram eficácia para a economia”, diz Virene.

Além do corte de gastos, o ajuste fiscal pode ser feito por meio do aumento de impostos, caso o próximo governo acabe com desonerações concedidas nos últimos anos. “O ideal seria o próximo presidente reduzir o número de ministérios e cortar despesas de custeio [manutenção da máquina pública], mas o ajuste fiscal também pode vir do outro lado, pela alta de impostos”, declara.

>> Confira a série Desafios do Brasil

Tanto o ajuste fiscal quanto a contenção do crédito, ressaltam os especialistas, são políticas recessivas, que devem manter o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) em 2015. Para Salvato, o próximo governante terá de pensar em ajustes estruturais para que o país possa crescer sem se preocupar com a inflação.

“Hoje, o modelo econômico é baseado na demanda, com estímulos ao consumo que não têm dado mais certo, mas o problema mais relevante do Brasil hoje é o desaquecimento da oferta. Os empresários precisam de garantias para que os investimentos tenham retorno futuro, como redução dos gargalos da infraestrutura e redução da carga tributária. Existe um programa de concessões de infraestrutura, mas os efeitos são demorados”, diz o professor do Ibmec.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.