Palestra na Campus Party Recife atrai público com uso de slides e música

dscn7049Mesmo com o aviso na tela de que a palestra será muda, muita gente se surpreende quando a música começa e o doutor em comunicação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Dado Schneider, não fala, apenas interage com o que está escrito e o público. Em palestra sobre marketing digital e as mudanças do mundo moderno neste sábado (26), na Campus Party Recife, no Centro de Convenções de Pernambuco, Schneider defende que as mudanças vão ser constantes – e é preciso aceitá-las.

“Mudar não é necessariamente gostar do que está acontecendo. Não vivemos uma era de mudanças, a mudança é a nossa era. […] É preciso conhecer um pouco de cada coisa e muito de algumas coisas”, defende o doutor em comunicação, diante de uma plateia atenta.

Se para os colegas por volta dos 50 anos o conselho é aprender ao menos o básico do mundo digital, para as gerações mais novas o conselho é prestar mais atenção ao noticiário e à cultura geral. “O mundo não surgiu quando vocês nasceram. […] Você tem que saber o que está acontecendo”, alerta Scheider.

A ideia da palestra surgiu da experiência como professor universitário. Na virada do século e a consequente chegada de celular, ainda só com mensagens de texto, Dado notou uma maior dispersão dos alunos. “Eu precisava que eles prestassem atenção ao conteúdo mais importante daquela aula”, recorda o doutor em comunicação em conversa com o G1.

Em uma sala escura, ele colocou uma música em inglês que tocava muito nas rádios e fazia sucesso. Na projeção, aparecia o conteúdo da aula. “Tinha que ser em inglês para não haver duplicidade de informação e eles aprenderem”, explica Dado. Depois da experiência, percebeu que os alunos assim conseguiam reter por mais tempo a informação dada em sala de aula.

Na Campus Party, não há sala escura, mas a plateia se vê presa à apresentação e vibra com as mudanças de música, responde às perguntas na tela e interage com Schneider. “Mesmo sabendo que seria muda, eu fiquei surpresa. Devido à idade dele [52 anos], eu não achei que pudesse ser tão inovador”, admite a estudante cearense Carol Batista, de 19 anos.

Mesmo tendo sido responsável pela criação do nome ‘Claro’ para a operadora de telefonia, Schneider reforça que não é possível viver de passado. É preciso viver o próprio tempo, com um olho no futuro. “Não importa a idade, quando você não entende a vibe do seculo, vai dizer ‘como era bom no meu tempo’. Hoje é o melhor dia do nosso mercado profissional”, afirma o palestrante, lembrando que a concorrência vai ser cada vez maior.

Embora a concorrência seja maior, Schneider defende que se siga as regras, mesmo que os concorrentes não sigam. “Os melhores vivem à frente do seu tempo, vivem fazendo pesquisa. Como um professor me ensinou, pesquisa é igual a espelho retrovisor. Você não pode ficar presa a ela. O Iphone e a energia elétrica não nasceram de pesquisa”, lembra.

O gerente de marketing recifense Daniel de Lima, 27 anos, adorou a palestra ‘desmotivacional’. “Foi a primeira palestra desmotivacional que motiva a gente. Eu odeio aquelas palestras motivacionais. Eu sou uma pessoa dispersa e ele conseguiu me prender por mais tempo”, conta Lima.

Fonte: G1pe

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.