Passe livre é publicado no Diário Oficial, mas ainda não tem data para entrar em vigor

iO Diário Oficial do Recife publicou, nesta quinta-feira, a Lei nº 18043/2014, que institui a gratuidade no Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) para os 14 mil alunos do 6° ao 9° ano da rede de ensino municipal. De autoria do Executivo, a Lei do Passe Livre estabelece um subsídio de 70 passagens do anel A (R$ 2,15) por mês para cada aluno, um investimento mensal de R$ 1 milhão, proveniente do tesouro municipal.

Um vídeo anunciando o benefício, ainda para este semestre, já está sendo veiculado nas TVs, mas a Secretaria de Educação do Recife diz, por meio da assessoria de imprensa, não ter data certa para ele entrar em vigor, havendo prazo de 90 dias para a regulamentação da matéria, que sofreu uma emenda na câmara: a ampliação da gratuidade para acompanhantes de estudantes portadores de necessidades especiais, se houver comprovação de que o acompanhamento é necessário.

Ao contrário dos demais estudantes, estes só poderão usar o benefício, com acompanhante, no percurso casa-escola-casa. Como isso será controlado deve estar previsto na regulamentação, bem como o funcionamento nas férias e o formato de carregamento – este já definido para ser feito dentro dos ônibus, no início de cada mês.

PROJETO – O projeto propondo o passe livre foi encaminhado à Câmara de Vereadores no dia 20 de maio, quando o prefeito Geraldo Julio fez o anúncio da medida em ato oficial. Na ocasião, o gestor informou que seriam 44 passagens, mas, a pedido de representantes estudantis presentes, ampliou para 60 e, posteriormente, para 70, com o objetivo de garantir não só o acesso à escola, mas também ao lazer. 

No último dia 3, o projeto passou por polêmica votação na Câmara, onde se questionou seu pequeno alcance (são 14 mil dos 90 mil estudantes da rede que frequentam 36 das 232 escolas municipais) e falta de vínculo com a frequência escolar. Ele chegou a ser taxado de eleitoreiro, mas acabou aprovado por unanimidade.

EVASÃO – “Acredito que essa iniciativa vai reduzir a evasão escolar, além de gerar uma economia significativa para as famílias carentes”, disse o prefeito no ato de lançamento do passe livre, em maio. O estudante João Vítor da Silva, 13 anos, confirma: “Vai ser muito bom porque já fui andando pra escola (do Bairro do Recife ao Derby) por não ter dinheiro pra passagem. Tem dia que consigo carona e outros que não vou”, declarou.

Os números de evasão escolar, contudo, não foram informados pela Secretaria de Educação, como solicitado pelo Jornal do Commercio. A reportagem também não conseguiu entrevistar o secretário da pasta, Jorge Vieira, das 14h30 até as 19h30, ontem, sob alegação de que ele estava tratando da mobilização dos professores e só falaria em ato oficial a ser realizado pelo prefeito, nos próximos dias.

Para o aluno Michel da Silva, 17, a lei não basta. “Eu vi o anúncio na televisão, mas confesso que não acreditei muito. Só vendo”, declarou ele, que, com seis irmãos da Comunidade do Pilar, no Centro, estuda em colégio municipal.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.