Pernambuco lança programa de controle e prevenção da chicungunha e da dengue

1A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) divulgou em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (19) detalhes dos procedimentos tomados pelo Estado no controle e tratamento dos casos da febre Chicungunha e da dengue. As doenças, que são transmitadas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti, já provocaram estado de alerta em 10 capitais. A chicungunha já provoca epidemias em algumas cidades do Brasil. Menos de dois meses após o primeiro caso ser confirmado, a cidade de Feira de Santana, divisa com Pernambuco, já registrou mais de 300 casos da doença.

O Plano de Contingência da Chincungunha e da Dengue será dividido em quatro eixos, que são a vigilância dos casos e controle do vetor, assistência ao paciente, ação e divulgação sobre as doenças e o monitoramento de todas as ações estaduais e municipais. O principal objetivo do plano é diminuir a letalidade da dengue. No caso da chicungunha, que tem índice de mortandade baixa, a maior preocupação é com as dores causadas pela febre, que podem levar à incapacitação. Em alguns casos, é necessário usar morfina para tratar os pacientes.

Até agora, 666 profissionais de saúde foram capacitados para tratar da doença. A meta da Secretaria de Saúde é de, até o final do ano, capacitar um total de 5 mil profissionais da rede estadual. Ao todo, o Estado vai investir mais de R$ 6,6 milhões na compra de materiais, insumos e na capacitação dos profissionais. A SES também vai custear os leitos necessários para o atendimento da população.

Pernambuco já teve dois casos confirmados da doença. O primeiro deles foi registrado em um recifense que foi infectado na República Dominicana, uma das áreas mais afetadas pela epidemia. O infectado começou a desenvolver a doença no Ceará, onde está sendo tratado. O segundo caso foi de uma moradadora de Petrolina, Sertão pernambucano, que pegou a doença em Feira de Santana, na Bahia. Outros oito casos foram descartados e quatro estão em investigação.

Os principais locais no Estado onde foram identificados índices de infestação já estão sendo monitorados. Na Região Metropolitana do Recife, Camaragibe e Glória do Goitá estão entre as áreas de risco. “Sentindo algum dos sintomas das doenças, a população pode procurar os postos de saúde, policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento para um primeiro atendimento. Em casos mais graves, esses serviços terão unidades de referência para encaminhar o paciente”, informou a coordenadora do programa, Claudenice Pontes.

Os casos mais graves da dengue e da chicungunha serão tratados nos hospitais Agamenon Magalhães, Dom Helder, Mestre Vitalino, Barão de Lucena, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Oswaldo Cruz, Ruy de Barros Correia, Fernando Bezerra Dom Moura, Regional de Palmares e no Hospital das Clínicas.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.