Pesquisa mostra queda de evasão escolar e homicídios em PE

1A taxa de evasão escolar caiu 17,3% em Pernambuco desde 2007, enquanto a redução das taxas de homicídio foi a terceira maior do país. Os números fazem parte do estudo realizado pela Macroplan Consultoria, analisando a situação atual e a evolução na última década em todos os estados brasileiros, a partir de várias dimensões do desempenho de cada um. O resultado do levantamento foi divulgado no Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (26).

De acordo com o estudo, os indicadores sociais e econômicos de Pernambuco melhoraram, mas os avanços não atingiram as expectativas em alguns aspectos. A transparência institucional no estado é a segunda melhor do Brasil, perdendo apenas para o Espírito Santo. Apesar disso, o desempenho da juventude, por exemplo, ficou aquém do esperado — a taxa é a terceira pior do país.

Dez fatores foram analisados: educação, juventude, saúde, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, condições de vida, transparência institucional e gestão fiscal. Os dados apresentam os desafios que os novos governantes enfrentarão, procurando mostrar também possíveis soluções para os problemas.

Apesar do bom desempenho de Pernambuco em alguns dos indicadores — posicionando o estado na contramão do que foi analisado no Nordeste, região que apresentou os mais baixos resultados de modo geral –, duas áreas foram destacadas como foco de atenção dos gestores públicos: a infraestrutura das estradas e a educação da juventude. Segundo o pesquisador Sérgio Buarque, um dos consultores da pesquisa, os jovens que fazem parte da chamada “Geração Nem Nem Nem”, ou seja, não estudam, não trabalham e não estão procurando emprego, são 19% no estado — o terceiro maior índice do Brasil, menor apenas que as taxas de Roraima e Alagoas.

Buarque aponta que o desempenho de Pernambuco no Ensino Médio, um dos melhores do país, mostra um caminho viável para a melhoria. “As duas frentes são a ampliação do Ensino Médio. A primeira é tornar o Ensino Médio atraente para os jovens. A segunda também está associada às escolas integrais e técnicas, que é preparar profissionalmente esses jovens”, explica, lembrando que a oferta de emprego existe, faltando apenas qualificação para a demanda.

Outro ponto destacado no estudo é a infraestrutura rodoviária do estado. O percentual de estradas qualificadas como boas e ótimas em Pernambuco cresceu, mas o crescimento foi menor do que nos outros estados, o que provocou a queda do índice. “Um desafio no futuro deve ser um investimento forte na infraestrutura do transporte principalmente rodoviário, para poder dar condições de competitividade”, ressalta o pesquisador.

A pesquisa também levanta a importância da gestão dos recursos financeiros, fundamental para o ganho no desempenho dos estados. Buarque explica que uma parceria entre o governo estadual e as prefeituras municipais também é essencial para o avanço na educação. Mais uma estratégia de crescimento apontada pelo pesquisador e pelos resultados do estudo é a inovação, tanto em nível público, na distribuição de recursos, quanto privado, nas organizações empresariais. “O governo deve trabalhar mais próximo dos empresários, para induzir a inovação tecnológica para a nossa competitividade”, explica o consultor.

“A economia, para ser competitiva, deve ter estradas de qualidade, portos muito bons – como nós já temos – inovação nas empresas e qualificação de mão de obra”, lembra Sérgio Buarque, destacando também o que deve ser o centro de atuação da nova gestão de Pernambuco. “Levar adiante o ritmo que nós vimos e os avanços que foram registrados é um desafio, porque embora a estrutura esteja montada para isso e o governo já esteja terminando de elaborar um plano estratégico a longo prazo, a gente cresceu numa base muito baixa”, completa.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.