Petrobras tem em setembro novo recorde de produção

POA Petrobras registrou em setembro um novo recorde de produção consolidada, com a marca de 2,781 milhões de barris de petróleo e gás produzidos. Apesar da marca histórica, a companhia registrou no mês passado um ritmo menor de crescimento, o que levanta novas dúvidas sobre a capacidade da petroleira em expandir em 7,5% sua produção este ano.

Após um ciclo de quatro fortes altas mensais, o resultado de setembro indica uma desaceleração, com alta de apenas 0,8% no volume total de produção, de óleo e gás, em comparação com agosto. Desde maio, a estatal vinha apresentando crescimento entre 1,7% e 2,7% a cada mês na produção diária apenas de petróleo no Brasil.

A alta mais forte ocorreu em agosto, após entrada em operação de novos poços produtores. Os dados de setembro, divulgados nesta quarta-feira, 15, apresentam um incremento de apenas 0,6% e indicam que, para cumprir o prometido aos acionistas, a Petrobras não terá descanso.

A estatal precisa entregar mais 325 mil barris de petróleo por dia no quarto trimestre para atender ao seu Plano de Negócios e Gestão. Até setembro, a companhia registrou uma média de 1,995 milhão de barris de petróleo produzidos, volume 3,3% maior que no mesmo período do último ano. Entretanto, a meta projetada é de 2,056 milhões de barris produzidos diariamente.

A avaliação de analistas de mercado é que a companhia está “no limite” para alcançar a meta. As ações da companhia caíram quase 7% no pregão de hoje na Bovespa, influenciadas pelo cenário externo desfavorável, com queda no preço do petróleo. Apesar de diminuir a defasagem da companhia, a mudança interfere sobre as projeções de lucro e endividamento da estatal.

Nesse cenário, o ritmo mais lento registrado na produção de setembro soou como um alerta para o mercado. A avaliação é que seria “razoável” a companhia alcançar crescimento de 6,5% da produção. “Acreditamos que somente a banda inferior da meta, que prevê variação de um ponto porcentual, é alcançável”, afirmou um consultor de grande banco de investimento, que pediu anonimato.

No comunicado, a estatal informa que a alta registrada reflete a entrada em operação de cinco novos poços produtores. No ano, já são 53 novos poços. A estatal também citou um “ramp up”, termo para designar melhorias operacionais nas plataformas como a P-55 e P-62, em Roncador (Bacia de Campos), e do FPSO Cidade de Paraty, em Lula Nordeste (Bacia de Santos).

Em setembro, a produção no pré-sal manteve o desempenho de agosto, com 532 mil barris produzidos na média diária, com pico de 618 mil barris no dia 18. Na terça-feira, a estatal iniciou produção na unidade FPSO Cidade de Mangaratiba, recém alocada no campo de Iracema Sul, no pré-sal da Bacia de Santos. Com apenas um poço, a unidade adicionará 30 mil barris de óleo à produção diária.

O início da produção na unidade, que obteve somente na última semana as licenças do Ibama e da Agência Nacional de Petróleo (ANP), indica a corrida da estatal contra o tempo. Até o final do ano, a companhia também iniciará a produção da P-61, no campo de Papa Terra, em Santos. Inicialmente prevista para o segundo trimestre, a unidade foi adiada para novembro.

Fonte: Estadão Conteudo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.