Polícia cumpre mandado de reintegração de posse do Cotonifício de Moreno

LKA Polícia cumpre mandado de reintegração de posse da fábrica fechada do Cotonifício de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, na manhã desta quarta-feira. O documento, expedido pela 1ª Vara Cível da comarca do município, solicita a retirada das famílias, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), que reivindicam as áreas ocupadas.

Os barracos dos moradores começaram a ser derrubados. Manifestantes atearam fogo em entulhos e pneus na rua e os bombeiros foram acionados. O Batalhao de Choque está no local.  Segundo levantamento do 6º Batalhão de Polícia Militar, que irá cumprir o mandado junto com oficiais de justiça, as áreas do Cotonifício, onde funcionava a fábrica de tecido da cidade, as famílias ocupam a área há aproximadamento três meses. A informação inicial da PM era de que havia 500 famílias, totalizando 1.700 pessoas. Os ocupantes, no entanto, afirmam que mais de 2 mil famílias vivem na área, que possui 1.409 hectares.
A PM diz que a operação ocorre após diversas tentativas de negociação entre a corporação, representantes da prefeitura, do Governo de Pernambuco e dos representantes dos ocupantes das cinco áreas a serem reintegradas.

Em nota, a prefeitura do município afirmou que iniciou o cadastramento dessas pessoas para identificar suas origens e se estavam enquadradas nos programas sociais. Confira a íntegra:

As reintegrações de posse, que desencadearam a operação da Polícia Militar realizada hoje (30/07/2014) no município de Moreno, foram originadas por ações movidas pelos proprietários das áreas ocupadas no Poder Judiciário/Comarca de Moreno. Os ocupantes tomaram ciência da decisão judicial. No último dia 22 de julho, em reunião entre representantes do movimento, da Polícia Militar, do Judiciário e dos Governos Estadual e Municipal, foi assinado documento para que a desocupação acontecesse, de forma pacifica e espontânea, até o último domingo, dia 27/07/2014.

Não tendo havido a desocupação pacífica acordada, foi realizada a operação da Polícia Militar para cumprimento da decisão judicial. Coube à Prefeitura acompanhar a operação, dando o suporte necessário para que a operação de cumprimento da decisão judicial fosse realizada pela Polícia Militar.

A Prefeitura de Moreno iniciou o cadastramento dessas pessoas para identificar suas origens e se estavam enquadradas nos programas sociais. Aquelas que ainda não eram assistidas pelos programas sociais e preenchiam os requisitos necessários foram inseridas nos mesmos, a exemplo do Bolsa Família. Em paralelo a isso, a administração trabalha com o Governo do Estado para retomar antigo processo de desapropriação rural, que vai beneficiar produtores do município.

Em relação à supressão de matas nas áreas ocupadas, os órgãos municipal, estadual e federal de meio ambiente foram acionados para realização de levantamento de áreas desmatadas, para a adoção das medidas cabíveis de responsabilização por desmatamentos.

A Prefeitura de Moreno reitera que, desde o início da mobilização, manteve os canais da administração municipal abertos para que a questão e a pauta de reivindicações fossem discutidas amplamente.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.