Por conta da greve, usuários de ônibus adotam a bicicleta

poNa última sexta-feira (22), quando soube da suspensão do reajuste salarial oferecido aos trabalhadores rodoviários pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Barros Levenhagen, que acarretou em paralisação e diminuição da frota de ônibus no Recife e na Região Metropolitana, a estudante Ana Beatriz Vieira, 21 anos, decidiu fazer o caminho até o trabalho pedalando.

Assim como Ana Beatriz, outras pessoas também decidiram usar a magrela para fazer seus caminhos hoje. No projeto Bike Pe, foram registradas 770 viagens até agora, sendo que a média de segunda a sexta-feira é de 1100, segundo a assessoria de imprensa. Foi avaliado um aumento de 36,36% de aumento no número de viagens. As 80 estações estão divididas entre as cidades de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes e contam com 800 bicicletas.
Para evitar qualquer transtorno durante o percurso, a melhor saída achada pela estudante foi andar de magrela. Como não tem alguma, utilizou uma das estações do projeto Bike Pe próxima a casa onde mora para ir até o trabalho, localizado no bairro do Recife. “Na sexta-feira fui de bicicleta trabalhar e hoje de manhã também. Apesar de não ter uma, os locais por onde ando têm estações, então ficou fácil”, conta.Na primeira vez dela pedalando pelas ruas da cidade, fez o caminho mais conhecido, o mesmo da linha de ônibus que costuma pegar. “Eu peguei os piores caminhos, os mais movimentados. Acabei sendo trancada por um carro, caí no chão e fiquei toda ralada. Mesmo assim foi bom como experiência, já que eu pretendo continuar usando a bike como meio de transporte. Vou perder o medo enfrentando ele.”

Para quem não tem costume de pedalar, a greve dos trabalhadores rodoviários pode ser um bom incentivo para começar a usar a bike, além desde exercício ser bom para o ciclista, também faz bem para o meio ambiente e evita congestionamentos no trânsito da cidade. Mas é importante lembrar de utilizar os equipamentos de segurança, como capacete e luvas. “Se eu estivesse com roupas apropriadas, não teria me machucado tanto. Vou começar a investir em equipamentos de segurança”, diz.

Algumas dicas são sempre preferir usar uma bicicleta sinalizada e dirigir sempre na faixa da direita,  mantendo uma distância segura do meio-fio. “É importante manter uma distância segura de carros ou outros veículos, mais ou menos de um metro e meio. Para quem estar começando não é indicado fazer corredor entre os veículos e nem pedalar em alta velocidade”, resume o ciclista e organizador do grupo Pedala Janga, Senyr Sampayo.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.