Preconceito é inimigo da cura do câncer de próstata

poAntes de descobrir um câncer na próstata, o agricultor José Luiz da Silva, 57 anos, se envergonhava só em falar na possibilidade de fazer o exame de toque retal. Mas foi após o teste e a checagem laboratorial do PSA (antígeno prostático), proteína produzida pelas células da glândula prostática, que descobriu um tumor maligno há 2 meses. “Fui logo encaminhado para fazer a cirurgia e estou bem. Não precisarei de quimioterapia e parece que estou curado”, contou José Luiz, que mora em Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco.

Ter preconceito ou timidez são um dos vilões no combate ao câncer de próstata, o segundo tipo que mais afeta os homens. E à medida que a idade avança, as probabilidades de desenvolver a doença aumentam. Ela é considerada pelos especialistas como um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

De acordo com o urologista Leonardo Lima, o retardamento no rastreamento pode agravar a situação. “O melhor caminho é o diagnóstico precoce, porque não podemos mudar os fatores de risco, que são a idade, a raça (há mais ocorrências entre negros) e o histórico familiar”, disse Lima.

O ideal, segundo ele, é que os exames, de toque e laboratorial, sejam integrados e feitos anualmente. “O PSA é uma proteína que está presente no sangue. Um número elevado dela indica problema na próstata, mas não necessariamente câncer”. Nenhum outro exame, como o ultrassom, é eficiente no diagnóstico da doença”, disse Lima.

Embora o rastreamento seja a melhor alternativa, há discordâncias quanto à faixa etária ideal para se começarem exames. Há quem defenda check-ups a partir dos 40 anos, outros aos 50. Segundo a oncologista do Hospital Oswaldo Cruz Andrezza Santos, a comunidade científica norte-americana acredita que o rastreio precoce aumenta tratamentos indiscriminados e prejudica a qualidade de vida do doente.

“O rastreio aumentou a detecção de câncer, mas  não diminuiu a mortalidade. Às vezes se diagnosticam tumores muito cedo, que poderiam não trazer grandes problemas. Mesmo assim é receitada quimioterapia, que interfere na qualidade de vida”, disse a oncologista. No Brasil, os exames são feitos a partir dos 50 anos, ou 45 para pessoas com fatores de risco.

Movimento se iniciou há 11 anos

O movimento Novembro Azul surgiu há 11 anos, na Austrália, na comemoração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Nos outros países, a campanha se junta a outras atividades de conscientização no mês, que envolvem os cuidados com outras doenças, como o câncer de testículo e de pênis. Alguns monumentos e prédios antigos das cidades recebem iluminação em led azul em suas fachadas, em alusão ao movimento.

No Brasil, a programação de atividades conta com diversas ações em todos os estados brasileiros, como a iluminação de pontos turísticos, palestras informativas para leigos, ações em estádios e a realização de um seminário sobre o tema no Congresso Nacional e no Senado Federal.

Em Pernambuco, diversas ações estão programadas para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce. No dia próximo dia 15, diversos hospitais, como o Imip, as Clínicas e o Hospital do Câncer de Pernambuco, promoverão um mutirão de atendimentos, consultas e exames gratuitos. Os eventos acontecerão das 8h ao meio-dia.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.