Projeto prevê faixas para ambulâncias e viaturas

POAmbulâncias, viaturas de polícia e também do Corpo de Bombeiros podem passar a trafegar em faixas preferenciais no Recife, evitando o conhecido zigue-zague para conseguir chegar aos seus destinos. A nova realidade está prevista no projeto de lei nº 9/2013, já aprovado na Câmara de Vereadores, mas que ainda espera a sanção do executivo municipal.

A proposta já esteve em discussão entre os anos de 2011 e 2012, mas acabou não avançando. De acordo com o conteúdo, novas sinalizações nos pavimentos, que não representariam custos aos cofres públicos, seriam disponibilizadas em todas as avenidas recifenses com mais e três faixas de rolamento para veículos, contando com pintura diferenciada. Com uma frota que supera 600 mil carros, a Capital amarga frequentes congestionamentos e entraves em diferentes modais da escala da mobilidade, fatores que, de acordo com especialistas, ainda seguem na contramão dos objetivos de fluidez.

“O que buscamos é priorizar a vida, focando nas dificuldades ainda existentes na prestação de socorro à população. Hoje os corredores que levam as grandes unidades hospitalares estão saturados e acabam contribuindo para o registro de acidentes. Ainda falta compromisso da parte dos motoristas e queremos apenas reforçar esse elemento”, explicou o vereador Rogério de Lucca, autor do projeto.

Segundo o parlamentar, a medida já vem sendo adotada com êxito, há mais de 30 anos, em grandes cidades como Nova Iorque e Paris, onde a livre circulação possibilita a prestação do atendimento em poucos minutos. Lucca defende que a proposta tem a aprovação dos órgãos de trânsito, a exemplo do Detran, mas a entidade prefere não se manifestar enquanto a matéria segue em tramitação.

Na visão do consultor em trânsito, Carlos Augusto Elias, a adição da faixa já poderia ser realidade sem a necessidade de força de lei. “O código de trânsito já prevê essa liberdade de circulação, sendo um fator que poderia ser bem mais fiscalizado e passível de orientação. Contudo, é preciso lembrar que o fluxo travado não ajuda a quem está no volante, independente do que está ou não sinalizado na via”, ressaltou.

Conforme o especialista, o incremento mensal de 17 mil novos veículos em todo o Estado torna a situação fora do controle. “São artérias que não foram projetadas para essa demanda e qualquer iniciativa feita para segregar algum tipo de serviço oferecido à população é considerada bem válida”, acrescentou, lembrando os trechos para transporte público, batizados de Faixa Azul, já em funcionamento no Recife.

Não dar passagem para veículos de urgência e emergência, como ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e viaturas policiais, é um crime previsto pelo CTB. A legislação prevê infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Precisamos trabalhar muito mais a educação e cidadania dos motoristas do que se voltar apenas para o que está impresso no asfalto. Todos os critérios de penalidade já existem e, mesmo assim, nem sempre o procedimento é feito a contento”, diz a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira.

Para a gestora, a medida em análise ainda apresenta várias lacunas. “As viaturas podem ser oriundas de diversos lugares, inclusive outro municípios, enfrentando várias dificuldades ao longo desse caminho. Afunilar apenas o trecho mais próximo aos hospitais não consegue garantir a celeridade de todo trajeto e assegurar um socorro exitoso. É preciso aperfeiçoar”, ponderou.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.