Protestos em Berlim mostram divisão de alemães entre Israel e palestinos

140726210431_sp_protesto_israel_alemanha_624x351_ap (1)Cerca de 1.200 manifestantes pró-Palestina protestaram diante de lojas, assistidos por senhoras elegantes sentadas nos cafés da região.

A maioria dos ativistas era da grande comunidade muçulmana alemã: algumas mulheres usavam véus e um dos líderes da manifestação recitava palavras do Alcorão em um megafone.

Muitos deles levavam cartazes condenando as ações de Israel, pedindo “liberdade para Gaza”.

Ao mesmo tempo, as frases entoadas no protesto de 700 manifestantes pró-Israel soavam muito semelhantes: “Libertem Gaza do Hamas”, eles gritavam.

Este grupo era formado por alguns membros mais velhos da comunidade judaica alemã, mas os mais participativos eram estudantes ativistas de esquerda – a maioria não judeus, mas envolvidos na luta contra o que dizem ser antissemitismo

Dos dois lados, alguns dos mais jovens pareciam buscar um confronto.

Os ativistas de esquerda pró-Israel gritavam com a polícia, correndo provocativamente em direção aos manifestantes pró-Palestinos com bandeiras israelenses. Jovens muçulmanos também zombavam e gritavam ameaças aos outros manifestantes por entre a barreira policial.

Brigas começaram diversas vezes e turistas em um restaurante próximo ficaram surpresas quando, de repente, ativistas pró-Israel subiram nas mesas balançando bandeiras, e a polícia fez uma barreira em volta do restaurante para impedir que garotos pró-Palestinos os atacassem.

Mas a maioria dos manifestantes era pacífica: judeus alemães levantando cartazes pedindo a paz; mulheres com véus de mãos dadas para formar um cordão humano que impedisse que extremistas dos dois lados se atacassem.

Mais de mil policiais foram destacados para o local, impedindo situações sérias de violência.

A quem apoiar?

A dificuldade para muitos alemães é saber que lado apoiar: a culpa pelo Holocausto fez com que o apoio a Israel seja uma espécie de doutrina para o governo alemão. E qualquer coisa que coloque a existência de Israel em questão é inadmissível.

Ao mesmo tempo, muitos alemães se incomodam com o número de mortos em Gaza e não aprovam as ações de Israel.

“É possível criticar o Estado israelense sem ser antissemita?”, muitos alemães se perguntam. E, tendo em vista o legado de Hitler, os alemães teriam o direito de dizer a Israel o que fazer? Alguns comentaristas afirmam que não.

Ativistas da esquerda alemã estão particularmente divididos, sem saber se devem lutar contra um suposto antissemitismo ou defender as vítimas palestinas do que alguns da extrema-esquerda dizem ser “imperialismo capitalista.

Ironicamente, os extremistas da direita também estão confusos.

Neonazistas aproveitaram a oportunidade para expressar suas opiniões antissemitas em outros protestos contra Israel na semana passada.

No entanto, a extrema-direita alemã também não gosta dos imigrantes muçulmanos. De repente, alianças desconfortáveis estão se formando.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.