Questões de línguas no Enem são testes de interpretação

14e0bf27565a687192177bcebd1a4186O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 8 e 9 de novembro, é um teste de interpretação. Toda a avaliação é permeada por textos, muitos deles extensos, em que o estudante precisa demonstrar conhecimento não somente na disciplina em questão, mas também em muitas outras que aparecerão contextualizadas. Na prova de línguas estrangeiras não é diferente. O candidato precisa compreender textos no idioma escolhido – inglês ou espanhol – e dominar a gramática básica para responder às questões. O fera que conseguir equilibrar essas duas competências fará uma excelente prova avaliação.

De acordo com a professora de inglês do Colégio Santa Maria Silvana Reis, o candidato que vai fazer o Enem não pode, em hipótese alguma, esquecer que a avaliação foca, principalmente, na interpretação de texto. “A gramática é, sim, cobrada, mas o exame exige muito mais a compreensão de charges, tirinhas, músicas, artigos, tudo isso exigindo que o estudante tenha um entendimento mais amplo da língua, o aproximando de avaliações internacionais”, afirmou.

A ampliação do vocabulário também deve ser prioridade entre os feras. O uso de uma fala mais coloquial e de expressões de duplo sentido podem constar na prova e o fera que estiver atento a elas tem vantagem em relação aos demais. Visitar sites de humor e conhecer a linguagem da internet pode ajudar, pois o exame costuma abordar temas comuns aos candidatos, como aqueles relativos às redes sociais.

ESPANHOL – Nas provas de línguas do Enem, segundo o professor de espanhol Jesus Espinosa, textos de figuras conhecidas são apresentados para que os estudantes analisem e interpretem. “O exame pode mostrar o trecho de alguma obra de um famoso escritor da América Latina ou Europa para verificar se o aluno consegue compreendê-lo. Isso é ótimo. Antes, as avaliações deste tipo cobravam muita gramática, deixando de lado a aplicabilidade do idioma”, explicou.

Ainda conforme o professor, o candidato precisa desenvolver um método para responder às questões de modo a ganhar tempo para fazer o restante da prova. “Aconselho meus alunos a lerem o texto e separarem as ideias em primárias, secundárias e terciárias. Desse modo eles não se atrapalham quando estiverem lendo as alternativas”, afirmou. Espinosa lembrou ainda que, apesar da gramática não estar mais tão presente na avaliação, ela não pode ser esquecida. Pronomes, discurso indireto e falsos cognatos, por exemplo, não podem ficar de fora do cronograma de estudos dos feras.

Fonte: Jc online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.