Relatório sobre morte de JK incomoda e provoca reação

20140423074002798708uA conclusão da Comissão da Nacional da Verdade (CNV) de que o ex-presidente Juscelino Kubitschek foi mesmo vítima, em 1976, de um acidente de automóvel causou desconforto e indignação nos defensores da tese de que ele foi vítima de um atentado praticado pela ditadura militar. O relatório divulgado nessa terça-feira contradiz totalmente o resultado da investigação da Comissão da Verdade Vladimir Herzog, da Câmara Municipal de São Paulo, que apresentou, em dezembro, o entendimento de que o político mineiro foi assassinado. Segundo a apuração da comissão paulista, o choque do Opala em que JK e o seu motorista estavam com uma carreta na Via Dutra, rodovia que liga São Paulo ao Rio, não foi um acidente. Juscelino foi vítima de uma conspiração militar e sua morte planejada.

O presidente da Casa Juscelino Kubitschek, Serafim Jardim, que conviveu com o ex-presidente por nove anos e escreveu um livro sobre a vida dele, bateu na mesma tecla, mas usou tons mais altos. “Essa não é uma comissão da verdade, mas uma comissão da mentira”, reagiu. Para colocar todos os pingos nos is, o presidente da comissão Vladimir Herzog, vereador Gilberto Natalini (PV), com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), que pediu a investigação, anunciou que vai pedir uma reunião com o grupo nacional para fazer uma “confrontação” entre os dois relatórios para entender por que as conclusões foram tão distintas. De acordo com ele, a comissão recolheu “103 pontos com indícios, testemunhas e evidências” do assassinato do ex-presidente.

Nessa terça-feira, a comissão reafirmou sua conclusão de que o motorista de JK, Geraldo Ribeiro, foi vítima de um tiro e, em razão disso, estava debruçado, com a cabeça caída entre o volante e a porta do veículo, quando o carro perdeu o controle em uma curva e bateu de frente com uma carreta. A conclusão se baseou no relato feito pelo motorista aposentado Ademar Jahn, que conduzia um caminhão igual ao do amigo Ladislau Borges, no qual o carro bateu. Segundo o texto, à época do crime, peritos foram substituídos, testemunhas sofreram ameaças e tentativas de suborno e houve denúncias de que um tiro foi disparado de um automóvel que emparelhou com o Opala.

Audiência

Serafim Jardim, que foi secretário particular de JK e pede a reabertura das investigações desde 1996, disse que ontem mesmo enviou um e-mail ao jurista Pedro Dallari, coordenador da Comissão Nacional da Verdade, solicitando uma audiência para discutir o relatório sobre a morte do amigo JK. “Eu pedi várias vezes para ser ouvido e não fui atendido. Para afastar a hipótese de atentado, o grupo usou simplesmente a investigação pela Câmara dos Deputados, instaurada em 2001 e presidida pelo então deputado Paulo Otávio. Eles analisaram apenas laudos periciais produzidos à época do acidente”, afirmou Jardim. Ele insiste que o motorista de JK foi atingido na cabeça por uma bala, que foi recolhida no local e depois desapareceu. “A cabeça do motorista se esfacelou. Temos 103 provas do atentado”, reagiu.

A investigação pela CNV teve início em setembro de 2012, a partir de um pedido da OAB-MG, por meio da Comissão de Direitos Humanos, com a Comissão da Verdade da autaquia e da Assembleia Legislativa de Minas. Segundo o presidente da comissão da OAB, William Santos, fatos novos revelados após a morte de JK e seu motorista exigiram a reabertura das apurações. Ele afirma que o suposto assassinato do ex-presidente está ligado à Operação Condor, que, por meio do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão da ditadura militar brasileira, perseguiu, torturou e matou opositores nos países vizinhos. Santos também criticou a conclusão da CNV, que teria optado pela “meia verdade”. Ele garante que o grupo nacional concluiu pelo acidente sem nem mesmo analisar as peças de exumação do corpo, a que somente as entidades mineiras tiveram acesso.

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.