Semana Mundial da Amamentação é aberta em Pernambuco nesta sexta-feira

OCelebrada em mais de 120 países todos os anos, a Semana Mundial da Amamentação, comemorada entre os dias 1º e 7 de agosto com o objetivo de incentivar o aleitamento materno, tem sua abertura oficial em pernambuco nesta sexta-feira (1º), a partir das 8h, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi. É esperada uma apresentação das ações voltadas para o fortalecimento da amamentação desenvolvidas no Estado entre 2013 e 2014, através de experiências das unidades de saúde, hospitais Amigos da Criança e bancos de Leite Humano, além do programa Mãe Coruja.

 O seminário de abertura será aberta para 150 profissionais que atuam no apoio do aleitamento materno. Ainda constam na programação, apresentação de peças teatrais e de cordéis sobre o tema. A mesa de debates conta com a participação da coordenadora do Unicef no Recife, Jane Santos, da gestora de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria, Alessandra Fam e da coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SES, Rijane Barros.

A Semana Mundial da Amamentação, criada em em 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação – WABA, traz como tema em 2014 “Amamentação: um ganho para toda a vida” e toma como foco os objetivos do milênio comprovando a importância de aumentar e manter a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.

Em todo o Estado, estão em funcionamento nove bancos de leite humano. Eles são necessários, principalmente, para abastecer o estoque de hospitais que possuem crianças em Unidade de Terapia Intensiva (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários ou Unidade com Método Canguru. Os bancos de leite e postos de coleta de leite humano recebem o leite materno e fazem todos os procedimentos necessários, como testagem da qualidade e a própria pasteurização, para que o alimento seja saudável e seguro para criança receptora.

Em 2013, 8.606 mulheres fizeram doação de leite, totalizando 10,1 mil litros coletados. Isso beneficiou cerca de 10 mil meninos e meninas, segundo os dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH). No primeiro semestre deste ano (ainda dados preliminares), 3.986 mulheres doaram mais de 5.000 litros de leite humano, beneficiando 5.603 crianças.

Bancos de Leite

Os bancos de leite pernambucanos estão no Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas, Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (CISAM), Maternidade Bandeira Filho, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), Hospital De Ávila, Hospital Jesus Nazareno (Caruaru) e Hospital Dom Malan (Petrolina). Há, ainda, quatro postos de coleta de leite, localizados na Maternidade Arnaldo Marques, Maternidade Barros Lima, Uniame e Hospital Memorial Guararapes. Esses recebem o leite e encaminham para um banco a fim de fazer as análises necessárias.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.