TRE promete menos falhas no segundo turno

POO Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) utilizou o período de campanha do segundo turno para tentar corrigir os erros ocorridos no primeiro turno do pleito eleitoral. Os problemas para identificação do eleitor através do sistema biométrico gerou insatisfação da população e atraso na apuração dos votos. Para solucionar a questão foram convocados novos treinamentos para os mesários e definido um acréscimo de 130 administradores de prédios em todo o Estado.

Em todo o Brasil, cerca de 7% de urnas do modelo 2013 apresentaram uma não conformidade com o leitor que faz a análise da digital. De acordo com o coordenador de infraestrutura do TRE-PE, George Maciel, das 7.835 urnas com votação biométrica, 47 apresentaram problemas no leitor óptico que identifica a digital do eleitor. Apesar da quantidade ser considerada pequena, os erros de procedimento por parte dos mesários foram recorrentes. A equipe de tecnologia fez os reparos necessários nos equipamentos que serão utilizados neste domingo.

Os mesários passaram por um novo treinamento, não previsto na programação inicial. Dos 75.248 mesários do Estado, apenas os 1.244 designados para a função nos municípios que passaram pelo recadastramento biométrico reforçaram o treinamento para este segundo turno eleitoral. Com isso, a expectativa do tribunal é que o tempo de votação para cada eleitor seja de no máximo 20 segundos.

A divulgação do resultado das eleições para presidente da República, entretanto, só começará a partir das 20h, pelo horário de Brasília, pois o estado do Acre ficará com três horas a menos de fuso horário em relação à capital do País devido ao horário de verão iniciado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal.

Em Pernambuco, o período de votação não terá qualquer alteração, ou seja, o eleitor deverá votar das 8h às 17h, obedecendo o horário local. Ao longo do dia, não serão admitidos pontos de vendas num limite médio de 100 metros do acesso aos prédios de votação para evitar a aglomeração de pessoas, que pode prejudicar o ir e vir dos eleitores e criar um ambiente propício para a ação de boca de urna.

CAMPANHA – A comissão de propaganda do Recife foi acionada ao longo da campanha através de denúncias que trataram, na maioria dos casos, da distribuição de material eleitoral e realização de atos políticos nas dependências de órgãos públicos. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Hospital Barão de Lucena chegaram a ser notificados pelos juízes da propaganda para coibir as manifestações coletivas ou individuais que estivessem em desacordo com a legislação.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.