“Vamos explorar o pré-sal, mas investiremos nas energias renováveis”, diz Marina ao Jornal da Globo

1A candidata à Presidência da República pela Coligação Unidos pelo Brasil, Marina Silva, em entrevista ao Jornal da Globo concedida  nesta segunda-feira (1), respondeu a questões sobre as modificações feitas em seu plano de governo, a forma como toma decisões, às críticas que tem feito à qualidade da política brasileira, como pretende conduzir a economia e tratar o pré-sal.

Marina explicou que as modificações ocorridas no programa de governo foram decorrentes “de um erro de processo”, corrigido por sua equipe de governo. Ela se referiu ao equívoco no capítulo de ciência e tecnologia que informava ampliar a participação da energia nuclear na matriz energética brasileira. E à publicação do documento encaminhado pelo movimento LGBT em vez do documento de mediação do debate sobre a união de pessoas de mesmo sexo. Ela enfatizou também que “os direitos civis da comunidade LGTB, o respeito à  liberdade individual, o combate ao preconceito, isso está muito bem escrito no programa, melhor do que dos outros candidatos”

Perguntada se é verdade, como publicou o jornal Folha de S.Paulo, que em momentos cruciais toma decisões com base em consultas aleatórias à Bíblia e, em caso positivo, se considera que um presidente pode agir assim, Marina respondeu que todos nós agimos com base na realidade dos fatos, mas os seres humanos têm subjetividade, complementando que “uma pessoa que crê, obviamente, tem na Bíblia uma referência, assim como pode ter na arte, na literatura”.

Ao ser apontada como crítica à democracia representativa, Marina afirmou que “tem falado, na verdade, da crise da política”, que precisa ser reconhecida. “Eu não acho que as pessoas devam fazer vistas grossas para o que está acontecendo, não só no Brasil, mas no mundo inteiro.” Para ela, é preciso ampliar a participação das pessoas e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade da representação e das nossas instituições.

Durante a entrevista, Marina salientou a importância da recuperação do tripé da política macroeconômica brasileira para que o país tenha estabilidade econômica e não perca as conquistas, inclusive sociais, já alcançadas e possa aumentar os investimentos. Para isso, afirmou, “é fundamental que se readquira a confiança da sociedade e dos investidores no governante”. A candidata disse também que manterá e criará novos programas sociais com o compromisso de não aumentar impostos e dar eficiência ao gasto público.

Durante a entrevista, Marina esclareceu ainda que, quando diz “que o pré-sal é uma prioridade entre outras”, está dizendo que vai explorar seus recursos, mas também “dar um passo à frente”, investir em energia limpa como de biomassa, solar e eólica. Perguntada se vai subir o preço da gasolina para salvar o etanol, ela respondeu que “espera que os preços administrados pelo governo possam ser corrigidos pelo próprio governo, quero que se tenha uma visão de país e não apenas das eleições”. Ao finalizar, ela disse que “quer governar pensando o que eu quero deixar para as futuras gerações, um país que seja capaz de crescer, fazer investimentos, ter credibilidade”.

Fonte: PSB

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.