1 de cada 3 contratos do Fies segue mercado e não é para área estratégica

downloadUm terço de quase 1 milhão de contratos de Financiamento Estudantil (Fies) firmados em 2013 eram para os cursos de Direito, Administração e Enfermagem. Carreiras que têm grande oferta de diplomados no Brasil e não estão entre as consideradas mais estratégicas para o desenvolvimento do País. Engenharia Civil, entretanto, teve grande crescimento desde 2010 e aparece como terceiro curso com mais contratos.

O Estadão Dados analisou as informações dos microdados do Censo da Educação Superior de 2010, 2011, 2012 e 2013 — anos cujos números são os mais recentes disponíveis. Reportagens publicadas pelo Estado no início do mês passado mostraram que, apesar de um salto no número de contratos e de gastos, o ritmo de matrículas no ensino superior privado caiu. No ano passado, o custo do programa chegou a R$ 13,7 bilhões (valores atualizados retroativamente nesta semana, segundo o Portal da Transparência). Os dados de matrículas de 2014, entretanto, ainda não estão prontos.

Em 2013, o Fies custou mais de R$ 7 bilhões aos cofres públicos. Naquele ano, mais de 143 mil contratos eram para estudantes de Direito – o que representa 16% do total de financiamentos. A carreira de Administração aparece com 74 mil contratos, representando 8% dos contratos. Com 7% do total, o curso de Enfermagem tem 64 mil alunos financiados.

Crítica

Especialistas em educação já apontaram muitas vezes que os cursos e as necessidades de formação específicas do País não têm sido levados em conta no Fies, limitando o alcance da política pública. A evolução dos contratos segue, assim, a lógica do mercado – o número de contratos por curso varia de acordo com as matrículas totais, já que as regras do Fies não impõem nenhum tipo de restrição em relação ao curso. Segundo o especialista de ensino superior Ryon Braga, da Hoper Consultoria, a medida seria importante. “Há países que selecionam os tipos de cursos que vão financiar.”

O professor Ocimar Alavarse, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), aponta que o perfil dos contratos acaba seguindo a mesma tendência de matrículas disponíveis. “Existe a necessidade de expandir as matrículas no ensino superior. Financiar um curso como Direito, que sequer garante que vai formar advogado – uma vez que o exame da OAB faz uma grande filtragem – é questionável. Mas será que o caminho é impedir?”, questiona. “É um dilema, mas o programa poderia ter uma regra de prioridade, até com mais incentivos para que alunos consigam terminar determinados cursos.”

A diretora executiva da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Superior (Abraes), Elizabeth Guedes, diz ser contra o governo escolher determinadas carreiras para o financiamento. “O critério maior tem de ser o da renda. O que o governo pode fazer é incentivar, com juros menores, cursos em determinadas regiões em que há demandas”, diz. A Abraes representa os grandes grupos de educação, como Estácio, Kroton, Devry Brasil, Anhanguera e Laureate.

No caso dos cursos de Medicina, por exemplo – em que há déficit de profissionais em praticamente todas as regiões do País -, a carreira não seguiu a mesma tendência geral de aumento dos contratos a partir de 2010, quando as regras de financiamento possibilitaram a popularização do Fies. Em 2010, o curso representava 9% dos contratos e era a terceira carreira com mais financiamentos. Já em 2013 a Medicina tinha 3% dos contratos, sendo a 11ª carreira mais procurada para isso.

Apesar de não haver priorização de áreas no Fies, Medicina e cursos de formação de professores têm incentivos na hora de pagar o financiamento. Alunos de licenciaturas e Pedagogia, que forem atuar na rede pública como professores após a formatura, podem abater 1% da dívida do Fies a cada mês trabalhado. Médicos que forem atuar em equipes de Saúde da Família também podem ter o benefício.

Alta

Estudantes de Pedagogia aparecem com mais de 41 mil contratos em 2013, ocupando a 6ª maior participação por curso no Fies, com 4 6% de todos os financiamentos. Na comparação entre 2010 e 2013, as adesões nesta carreira cresceram 1.729%.

Engenharia Civil é a carreira com saldo bastante animador entre os cursos financiados. Em 2013, 65 mil alunos tinham financiamento estudantil do governo federal, representando 7% do total de contratos. Comparando com 2010, houve um salto de 1.705% na procura. Desde a década passada, os setores industrial e de tecnologia já haviam identificado falta de engenheiros.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.