11° Aldeia do Velho Chico movimentará Petrolina com 147 atrações

1A partir deste sábado (1° de agosto), o Sesc Petrolina dará início à programação do 11° Festival de Artes do Vale do São Francisco – o ‘Aldeia do Velho Chico’. Este ano nada menos que 147 atrações movimentarão a cena cultural da cidade, entre artistas locais e nacionais, no Teatro, Dança, Música, Artes visuais, Cinema e Literatura.

Considerado o maior acontecimento cultural da região, o festival este ano movimenta os municípios de Petrolina e Lagoa Grande, até o próximo dia 22, trazendo vários artistas da música, a exemplo de Tiê (São Paulo-SP), Rubi (São Paulo-SP), Ceumar (Itanhandú-MG), Coco Bongar (Olinda-PE) e a paraibana Cátia de França. Do cenário local, vários nomes também vão se apresentar, entre eles Fabiana Santiago, Gean Ramos, Samba de Véio e o Reisado do Lambedor.

Com grande parte da programação gratuita, destacam-se ainda as atrações teatrais “Eugênia – primeiro monólogo de Gisela de Castro” (Rio de Janeiro – RJ); “No Se Puede Vivir Sin Amor” – com o grupo Atores Rapsodos (Rio de Janeiro – RJ); e “O Fio Mágico”, do grupo Mão Molenga (Recife-PE). Essa edição traz também o espetáculo infantil “Nina”, o monstro e o coração perdido, e a intervenção Dança Contemporânea em Domicílio, ações do Palco Giratório/Projeto do Sesc Nacional de circulação de espetáculos.

De acordo com o coordenador do evento, Jailson Lima, o festival mobiliza cerca de 1.000 artistas e a expectativa é reunir um público estimado em mais de 70 mil pessoas. Jailson lembra que o projeto também conta com outras linguagens. “Teremos ainda exposições, performances, mostras de cinema, o mercado cultural, recitais e várias atividades formativas, a exemplo de palestras, bate-papos, lançamentos de livros, oficinas de capacitação para profissionais e oficinas de iniciação para alunos da rede pública de ensino”, acrescenta o coordenador.

O coordenador também adiantou que a abertura oficial continua sendo com o tradicional ‘Abre Alas pro Velho Chico’, que percorrerá do Sesc Petrolina até a Orla da cidade com um cortejo cultural. O festival será encerrado com o Virarte, a já conhecida maratona com 12 horas ininterruptas de atrações artísticas, na qual o público terá acesso a diversas experiências estéticas. Incentivar espaços para reflexões sobre a criação artística continua sendo uma das marcas do Aldeia. “No Tecendo Ideias, teremos 10 conversas sobre linguagens artísticas, para uma maior troca de experiências acerca de assuntos como curadoria, criação literária e a obra do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, a quem dedicamos uma semana inteira do festival”, concluiu Lima.

Lagoa Grande

Em Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, as ações vão acontecer em um palco montado no centro da cidade, além da programação especial na comunidade do Lambedor, e em Petrolina, nas dependências do Sesc, na Praça do Bambuzinho, no CEU Rio Corrente, no Café de Bule, em escolas públicas, na Ilha do Massangano e até nas águas do Rio São Francisco. A programação completa do Aldeia do Velho Chico pode ser encontrada no site www.sescpe.com.br/aldeiachico. Informações sobre inscrições e compra de ingressos poderão ser obtidas pelos telefones (87) 3866-7474 ou (87) 3866-7454.

Fonte: Carlos Britto

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.