Alta dos juros nos EUA pode ajudar Brasil, diz professor de Stanford

1O professor de finanças da Universidade de Stanford, Darrell Duffy, afirmou que a alta dos juros nos EUA pode beneficiar o Brasil, e disse ser muito difícil prever o que vai acontecer com as ações chinesas após o forte tombo na semana, por tratar-se de um mercado bastante “complexo” e “pouco transparente”.

As afirmação foram feitas em entrevista concedida  durante o 7º Congresso de Mercados Financeiros da BM&FBovespa em Campos de Jordão, no interior paulista, na sexta-feira (28).

“O governo chinês tem um grande poder de controlar o mercado, como já tem feito, com a desvalorização do iuan [moeda chinesa]. Então, [o futuro das bolsas chinesas] não é algo que podemos prever baseados somente no comportamento dos investidores”, afirmou o professor.

No início da semana, os principais índices de ações da China despencaram, derrubando os mercados do mundo todo e gerando preocupações sobre uma possível desaceleração da economia do país asiático. Entenda o que está acontecendo com a China.

A Bovespa, principal índice paulista, chegou a cair mais de 6,5% na segunda-feira, mas retomou o fôlego no fim da semana.Juros maiores nos EUA podem beneficiar exportações
Para o professor, a provável elevação da taxa de juros nos Estados Unidos, aguardada até o fim deste ano, apesar de prejudicar mercados emergentes como o Brasil devido a uma fuga de recursos dos investidores, por outro lado, pode beneficiar as exportações brasileiras.

O Federal Reserve (banco central norte-americano) anunciou que pode elevar as taxas de juros, mantidas próximas a zero, até o fim deste ano. A mudança era esperada para setembro, mas o órgão disse que isso vai depender “das condições do mercado”, de olho na turbulência causada pela China.

Quando isso acontecer, espera-se uma migração de recursos de economias periféricas para os EUA, considerado um dos mercados mais seguros do mundo para se investir.

“Há alguns benefícios, porque se a economia dos EUA é um motor de crescimento global e a alta dos juros indica que ela está melhorando, então haverá maior demanda por produtos manufaturados de países como o Brasil, que terá preços atrativos de seus produtos e poderá vender mais para essas economias”, afirmou.

Na opinião de Duffy, embora a alta dos juros possa causar volatilidade nos mercados emergentes, ele acredita que a oscilação é positiva para equilibrar o mercado. “Quando as ações começam a subir e descer, os investidores tem mais motivos para negociar. Mais investidores negociando, mais equilíbrio em suas posições. Quando o volume de negócios aumenta, o mercado fica mais competitivo e esse equilíbrio melhora”, diz o professor.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.