Alunos da rede pública vão representar o Nordeste em torneio internacional

1A Escola Municipal Olindina Monteiro, localizada em Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, vai representar a Região Nordeste na sétima edição da Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, este mês, em São Paulo. Depois de competir com 122 equipes de estudantes das redes pública e privada nas etapas municipal e regional, os quatro alunos classificados na categoria 8º e 9º ano estão ansiosos para mostrar seus conhecimentos em jogos de tabuleiro, estratégia e raciocínio lógico.

Lucas Bezerra, de 13 anos, Gabriel Gomes, 15, Wesley de Lima, 14, e Lucas Patrick de Melo, 16, todos do 9º ano, contaram que o esforço foi grande e o sentimento é de muito orgulho. “Nós treinamos muito. Estamos nos preparando desde agosto do ano passado”, afirmou Gabriel Gomes.

Os alunos disputarão a etapa nacional pela classificação na fase internacional. Se ganharem, representarão o Brasil no torneio em Istambul, na Turquia, em outubro. Países como Reino Unido, Itália e Austrália concorrerão com o vencedor nacional.

A possibilidade de tantas viagens deixou a dona de casa Maria Quitéria Bezerra, 48, mãe de Lucas Bezerra, apreensiva. “Eu fiquei preocupada. Ele só queria jogar e treinar o tempo todo. Tantas viagens… Agora, ele vai para São Paulo e talvez vá para outro país por ter se dedicado tanto”, comemorou Maria Quitéria, orgulhosa. “A família toda está na expectativa”, completou.

Na competição, as equipes disputam entre si em quatro modalidades de jogos: abalone, damas olímpicas, quoridor e octi. “Os jogos envolvem conhecimento de estruturas harmônicas, planejamento e concentração. Cada aluno ficou responsável em se qualificar em um deles”, explicou o professor de matemática Osman Estanislau.

Há 19 anos ensinando na escola Olindina Monteiro, o matemático Elimar Alcoforado não imaginava que a unidade alcançaria uma classificação tão alta. “É a primeira vez que competimos. Foi tudo nas pressas, com pouca estrutura. Escolas particulares, que possuem mais condições e conhecem o programa há mais tempo competiram conosco”, falou. “Mas entramos para ganhar, nos dedicamos muito. Os meninos já estão tirando o passaporte. Estão muito confiantes”, finalizou o professor.

Segundo a Secretaria de Educação do Recife, o torneio faz parte do Programa MenteInovadora, implementado nas unidades da rede municipal em parceria com a empresa Mind Lab. Segundo o órgão, das 28 equipes que vão para São Paulo, apenas o Recife e Paraguaçu Paulista, no interior paulista, representam a rede pública.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.