Apenas 33 países entregam meta de redução de emissões à ONU

1Apenas 33 dos 192 membros da Organização das Nações Unidas (ONU) apresentaram até terça-feira, 31, compromissos de redução de suas emissões no âmbito do acordo sobre mudança climática, que será discutido no fim do ano em Paris. O prazo de terça-feira era informal, mas havia a expectativa de que os países desenvolvidos e os grandes emergentes registrassem suas propostas o mais cedo possível, para permitir uma análise detalhada antes do encontro.

Entre as nações industrializadas, Japão, Canadá e Austrália deixaram de revelar suas posições. Brasil e China também não apresentaram propostas, mas o país asiático já divulgou suas metas em acordo com os Estados Unidos, em 2014.

Segundo maior poluidor do mundo, os EUA formalizaram ontem o compromisso de cortar 28% de suas emissões até 2025, em relação ao patamar de 2005. O porcentual é o mesmo previsto em acordo climático fechado entre Washington e Pequim. Os dois países respondem por 45% das emissões mundiais e são fundamentais para a obtenção de um acordo em Paris.

A nova convenção substituirá o Protocolo de Kyoto, que se extingue em 2020, e abrangerá todos os países. As metas de redução de emissões em vigor se aplicam apenas às nações desenvolvidas. Algumas delas, como Canadá e Austrália, resistem a participar do novo acordo sobre mudança climática.

“É o momento de outros países fazerem o que Estados Unidos, México e os membros da União Europeia fizeram e submeterem metas tempestivas, transparentes, mensuráveis e, acima de tudo, ambiciosas para cortar a poluição de carbono”, disse Brian Deese assessor do presidente Barack Obama. Noruega, Suíça e Rússia apresentaram seus compromissos à ONU.

Os 28 membros da União Europeia prometeram reduzir a emissão de gases que provocam efeito estufa em 40% até 2030, sobre os patamares existentes em 1990. O objetivo do acordo que será discutido em Paris é estabilizar o volume de emissões e evitar que a temperatura do planeta suba mais que 2ºC.

Todd Stern, enviado especial para Mudança Climática do Departamento de Estado, disse que os compromissos dos EUA podem ser obtidos com a aplicação da legislação, sem necessidade de atos do Congresso.

Propostas

Os países que deixaram de apresentar suas propostas terão até outubro. A data é vista como muito próxima do encontro de Paris. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Assuntos Estratégicos, no fim da tarde, mas ninguém comentou o assunto.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.