Após tumor, soldado se torna o primeiro bombeiro cego do Brasil

1O soldado do Corpo de Bombeiros (CB) de Pernambuco Gil Sormany Beserra da Silva, 45 anos, estava há 19 anos na corporação quando, por causa de um tumor de 7 cm² no cérebro, perdeu a visão em 2009. Fadado à aposentadoria após ser considerado “inválido na vida civil e militar”, ele não aceitou o fim das atividades e decidiu enfrentar todas as dificuldades para continuar seguindo seu juramento de servir à sociedade. Nesta segunda-feira (20), às 14h, Sormany, que se tornou o primeiro bombeiro cego do Brasil, participará da formatura de Cabos, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, no Recife.

“Há seis anos eu estava de serviço em Fernando de Noronha, era motorista, e de repente perdi a visão. Por pouco não acontece um acidente. Minutos depois voltei a enxergar, mas preferi ser deslocado para outro serviço. Com pouco tempo percebi que minha visão estava prejudicada e eu não conseguia ver nem os relatórios. Quando acabou o período de serviço e voltei para Garanhuns (no Argeste) procurei um médico e descobri o tumor”, relembrou o bombeiro.

Após opiniões médicas, Sormany descobriu que por pouco o tumor que lhe tirou a visão também não lhe matou. Precisou se submeter a uma cirurgia na qual houve outras complicações que lhe deixaram debilitado por um ano. Depois desse período de recuperação, o bombeiro tomou coragem para retornar sua vida. Primeiro buscou se adaptar à deficiência, voltou a praticar esportes e, mais confiante, quis voltar a prestar serviço ao Corpo de Bombeiros.

No entanto, não era tão simples voltar a ser soldado. “O laudo disse que eu era inválido. Eu quis mostrar que eu apenas não exergava, mas podia fazer tudo. Podia dar palestras, ser transferido para a telefonia, não precisava estar no operacional, nas ruas. Mas a gente enfrenta muitos desafios e pessoas que não acreditam no nosso potencial”, contou Sormany.

A busca pelo retorno ao trabalho durou quatro anos e contou com a criação de uma lei estadual, sancionada pelo então governador Eduardo Campos. “Minha esposa conseguiu entregar uma carta para Eduardo Campos e eu conversei com ele para mostrar a situação e que eu não sou incapaz. Agradeço muito à minha família pelo apoio”, ressaltou ele que é casado e pai de dois filhos, sendo uma garota de 19 anos e um rapaz de 17.

O decreto de 2013 prevê que qualquer bombeiro ou policial civil ou militar, que sofra um incidente que o torne deficiente, pode voltar às atividades em uma nova função, caso tenha esse interesse. No caso de Sormany, essa volta aconteceu somente no final de 2014 e agora ele ministra palestras nas escolas, além de trabalhar como telefonista e despachante no Grupamento de Bombeiros de Garanhuns, no Agreste do Estado.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.