Bancada do Nordeste discute propostas prioritárias em tramitação no Congresso

1As Bancadas do Nordeste na Câmara e no Senado reuniram-se nesta quarta-feira (15) com governadores e prefeitos para discutir as propostas de interesse do grupo, como a PEC da Irrigação (Proposta de Emenda à Constituição 368/09). A proposta determina a aplicação de metade dos recursos obrigatórios destinados ao Centro-Oeste e ao Nordeste em projetos de irrigação que beneficiem agricultores familiares. A explanação dos governadores sobre as dificuldades que estão encontrando neste início de governo foi de grande importância, na avaliação do líder do PSB na Câmara, o deputado pernambucano Fernando Coelho Filho.

“Nessa reunião, eles falaram sobre tudo que tramita aqui no Congresso e o que pode gerar despesas para os estados. Sabemos que esse é um ano difícil, com ajuste fiscal em pauta, e também vieram pedir celeridade em outras matérias, como a PEC do Comércio Eletrônico. Os governadores sinalizaram ainda que aguardam a aprovação das medidas que tratam o ajuste fiscal para recuperação da economia e resgate da confiança em novos investimentos”, disse o líder.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), acredita que a região tem características que apontam para que o crescimento do País passe por lá. “Seja do ponto de vista do turismo ou do consumo, o Nordeste influencia o País. A grande questão é que o Brasil, nos últimos 10 anos, cresceu numa média de 3,8% e o Nordeste 4,8%”, afirmou. Coutinho disse ainda que a Bancada do Nordeste precisa criar de um sentimento que esteja além de projetos ou ações específicas. “Diria um sentimento talvez de ‘nordestinidade’ e fazer dessa região um ponto de avanço na política de desenvolvimento nacional”, explicou.

O deputado federal João Fernando Coutinho (PSB-PE) também esteve presente e destacou a importância de unificar a pauta de interesse dos estados nordestinos, junto aos governadores, senadores e deputados. “O Nordeste tem aproximadamente 30% da população brasileira e, infelizmente, tem apenas 13% do PIB. Nos últimos anos, crescemos mais do que o Brasil, em função do aumento de poder de compra e de outros investimentos. Entendemos que o crescimento da nação passa necessariamente pelo fortalecimento de políticas públicas voltadas para essa região.”

Para Paulo Câmara, governador de Pernambuco, todos estão imbuídos na tarefa de tratar o atual momento de crise no Brasil. “É óbvio que gostaríamos de discutir esses temas em outra condição, mas não podemos deixar de tratar questões que são fundamentais para o equilíbrio federativo e atravessar os desafios de 2015.” Segundo Câmara, a questão do desemprego é um desses desafios. “Tivemos 60 mil postos de trabalho fechados e, comparando com o mesmo período de 2014, tivemos a criação de apenas 11 mil postos. Lamento ainda a volta da inflação, principalmente na área de alimentos, e a ausência de possibilidades de investimentos em todos estados nordestinos”, encerrou o governador pernambucano.

Fonte: Portal da Liderança

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.