Bancário aposentado ganha vida nova ao passar por cirurgia inédita no Brasil

1Após passar por nove horas de cirurgia, o bancário aposentado Ricardo Bauduíno, 56 anos, ganhou uma vida nova. Diagnosticado em 2013 com um tipo pouco frequente de câncer de pâncreas (chamado de neuroendócrino), ele passou por um procedimento para tirar parte do órgão e, ao mesmo tempo, receber um novo fígado, já que também estava com metástase hepática. A realização simultânea de duas cirurgias dessa natureza é um fato inédito no Brasil. 

“No mundo, acredita-se que exista registro de menos de dez procedimentos desse tipo. O interessante é que o paciente reagiu bem à cirurgia e evolui bem. É difícil falar em cura, mas podemos dizer que atualmente os exames não mostram evidências de tumores no organismo do paciente”, explica o cirurgião Cláudio Lacerda, coordenador do Programa de Transplante de Fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).

O caso será apresentado, no dia 25, na segunda edição do Recife Gastrointestinal Cancer Symposium, que será realizado no auditório do JCPM, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. “Após um ano do procedimento, publicaremos os resultados alcançados pela cirurgia em revistas científicas.” Embora Ricardo Bauduíno tenha feito todo o acompanhamento pré-cirúrgico no Huoc, o procedimento foi realizado pela equipe de Cláudio Lacerda no Hospital Jayme da Fonte, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. “A unidade entra como parceira para realização do transplante de fígado pelo Serviço Único de Saúde”, diz o médico. 

Esse acordo, por sinal, faz o Jayme da Fonte ocupar o segundo lugar no ranking nacional de transplantes entre hospitais particulares (atrás apenas do Hospital Israelista Albert Einstein, em São Paulo). Em março, foi realizado o transplante de fígado de nº 700. Deve-se chegar até o fim do ano a mil procedimentos dessa natureza ao longo de 15 anos. 

As pessoas com câncer no fígado em estágio muito avançado têm no transplante a única chance de cura da doença. A questão é que nem todos os pacientes que se enquadram nessa condição contam com a possibilidade de passar por uma cirurgia e receber um novo órgão. “Cerca de 20% morrem na fila de espera”, lamenta Cláudio. Ele acrescenta que 30% dos pacientes que passam por um transplante de fígado têm um câncer hepático como o bancário Ricardo Bauduíno, que passou pela cirurgia inédita, que possibilitou também a retirada de parte do pâncreas, órgão onde se originou o tumor. A doença foi diagnosticada depois que ele passou por um exame para investigar a presença de sangue nas fezes – que não tem relação, segundo os médicos que o acompanham, com o tipo câncer que foi detectado. 

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.