Brasil entra em recessão no segundo trimestre

1A economia brasileira, a sétima maior do mundo, entrou em recessão no segundo trimestre deste ano, em um período de retração que, de acordo com os analistas, durará pelo menos dois anos.

A economia brasileira cresceu a ritmo muito fraco nos últimos quatro anos, mas o país não registrava uma recessão desde o início de 2009. A recessão técnica é definida por dois trimestres consecutivos de contração da economia.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil retrocedeu 1,9% no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento do primeiro trimestre também foi revisado em queda pelo IBGE de -0,2% a -0,7%.

“O PIB aponta o que o Brasil tem vivido nos últimos tempos uma forte recessão, um cenário político bastante conturbado, com uma inflação em alta, com juros altos e a necessidade de um ajuste fiscal que não é suficiente. Isso afetou a confiança dos investidores, dos empresários e dos consumidores”, disse à AFP Alex Agostini, economista-chefe da agência de classificação de risco brasileira Austin Rating.

“O Brasil é um país forte, que vai crescer, vai superar suas dificuldades, que são momentâneas”, afirmou a presidente Dilma Rousseff em uma cerimônia de entrega de moradias do Minha Casa Minha Vida no Ceará. 

Sem fazer referência explícita à recessão, Dilma garantiu que seu governo tem como objetivos aumentar o emprego, fazer que o país volte a crescer e reduzir a inflação.

São muitos os problemas enfrentados neste momento pelo governo Dilma Rousseff: inflação próxima dos dois dígitos (9,56%) e já duplica a meta oficial, a taxa básica de juros já é a mais alta em nove anos (14,25%), o desemprego também sobe pelo sétimo mês consecutivo (7,5%) e desde janeiro o real sofre uma desvalorização de cerca de 25% em relação dólar.

A isso soma-se o megaescândalo de corrupção da Petrobras e a instabilidade política. Dilma ainda luta para conseguir a aprovação do Congresso do rígido ajuste fiscal que coloque as contas públicas em ordem, apesar de seu alto custo político.

“Pelo menos estamos mal por uma boa causa. O Brasil está fazendo um ajuste muito forte para frear a inflação, é um ajuste de caráter recessivo, que freia a demanda e o consumo”, explicou à AFP André Perfeito, da consultora Gradual Investimentos em São Paulo.

O mercado projeta uma recessão durante todo 2015 com uma queda de 2,06% do PIB, que se estenderia até 2016, com uma contração de 0,26%.

“Caso seja confirmada a projeção de uma queda do PIB por dois anos seguidos, será o pior resultado para a economia do Brasil nos últimos 85 anos, já que a última vez que isso aconteceu foi em 1930-31”, precisou Agostini.

Para o economista, o atual cenário político não ajuda em nada a melhora dos indicadores.

“Há um clima político perturbado, há corrupção, baixa aprovação do governo, quando o Executivo envia projetos ao Congresso eles não são aprovados ou demoram e depois os ajustes não são feitos”, lamentou.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.