Brasil investiga 15 bancos internacionais por manipulação do câmbio

ed86cb8ba2555b0aff7c49151502a7aaO Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) investiga 15 bancos globais – entre eles o HSBC e o Citigroup -, assim como 30 pessoas pela suposta formação de cartel para manipular as taxas de câmbio do real e de outras moedas estrangeiras.

O Cade informou, em nota emitida na última quinta-feira, que há fortes indícios de práticas anticompetitivas de fixação de preços e condições comerciais entre as instituições comerciais concorrentes. Essas condutas teriam acontecido entre 2007 e 2013.

De acordo com o Cade, esses bancos teriam formado um cartel para fixar níveis de preço (spread cambial); coordenar a compra e venta de moedas e propostas de preços para os clientes; além de dificultar e/ou impedir a atuação de outros operadores no mercado de câmbio envolvendo a moeda brasileira.

As outras 13 instituições investigadas são Banco Standard de Investimentos, Banco Tokyo-Mitsubishi UFJ, Barclays, Credit Suisse, Deutsche Bank, JP Morgan Chase, Merrill Lynch, Morgan Stanley, Nomura, Royal Bank of Canada, Royal Bank of Scotland, Standard Chartered e UBS.

O Cade também investigará a manipulação de índices de referência do mercado de câmbio através do alinhamento de suas compras e vendas de moeda.

Segundo o organismo, as práticas anticompetitivas aconteciam pelos chats na plataforma Bloomberg por operadores que se autodenominavam “o cartel” e “a máfia”.

Os acusados serão notificados para apresentar sua defesa em um prazo de até 30 dias. O Cade não identificou as 30 pessoas que também serão investigadas por sua atuação na manipulação da taxa de câmbio do dólar americano e outras moedas estrangeiras.

A nota oficial afirma que também há evidências de que os bancos investigados compartilharam informações sobre o mercado cambial, como negociações, contratos e preços futuros; pedidos de clientes; estratégias de negociação, posições confidenciais e fluxos, entre outras.

O Cade ressaltou que todas as supostas condutas teriam comprometido a concorrência, prejudicando as condições e os preços pagos pelos clientes em suas operações cambiais, de modo a aumentar os lucros das empresas representadas, além de distorcer os índices de referência.

Segundo o organismo, a investigação começou com um acordo entre o Cade e o Ministério Público Federal pelo qual um dos participantes do cartel denuncia ilícitos nos quais participa e se compromete a colaborar para obter uma redução de pena.

Procurado pela AFP, o Cade informou que por enquanto há sigilo sobre a entidade que fez o acordo.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.