Brasileiro que vendia vistos ilegais na China é condenado a 5 anos de prisão

1Um brasileiro foi condenado a cinco anos de prisão na China por vender vistos ilegais a outros estrangeiros no país, confirmou à Agência Efe, nesta quarta-feira (25), o consulado geral do Brasil em Xangai, onde a imprensa local publicou na terça (24) a notícia da condenação sem revelar a nacionalidade.

Consultado após a notícia, o consulado confirmou que “o cidadão sul-americano mencionado no (jornal oficial) ‘Shanghai Daily’ é o cidadão brasileiro Pedro Godoi”, que recebe assistência consular do Brasil ‘desde sua detenção no ano passado, de acordo com a Convenção de Viena de Relações Consulares’.

Godoi foi sentenciado em fevereiro pelo Tribunal Popular do Distrito de Zhabei, no centro da cidade oriental, onde mantinha os escritórios de sua empresa, a Godoi Consulting, segundo figura no site de sua companhia, embora a notícia só tenha sido divulgada agora, revelada pelas autoridades policiais à imprensa chinesa.

Segundo a polícia, embora tenha havido vários casos similares em Xangai nos últimos anos, este é o primeiro deles que envolve um cidadão estrangeiro.

Segundo esta informação, Godoi administrava uma empresa de comércio internacional, e entre seus serviços oferecia ajuda a outros cidadãos estrangeiros a obter permissões de residência no país por meio de selos falsos e, entre outros documentos, contratos de trabalho assinados com seu sócio chinês.

Com estes documentos falsificados, Godoi solicitava permissões de residência para estes estrangeiros perante as autoridades de Xangai.

A polícia começou a suspeitar no ano passado depois que um de seus clientes estrangeiros solicitou uma permissão de residência na China para uma vaga de trabalho que era ‘significativamente diferente’ de suas experiências anteriores.

Ao investigar o caso, as autoridades descobriram que Godoi também lhes ajudava a criar suas próprias empresas em Xangai, que mais adiante eram empregadas para solicitar novos vistos de trabalho para terceiros.

A polícia não revelou quantos estrangeiros solicitaram permissões de residência através de Godoi, nem qual é sua situação atual, mas informou que o brasileiro cobrava mais de US$ 8 mil por este tipo de serviço.

Dois empregados chineses da empresa de Godoi também receberam penas de um ano e meio e um ano de prisão, respectivamente, embora ambas em regime de liberdade condicional.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.